Vigilância por vídeo DVR

dvr videosorveglianza
Categoria: Arquivo Lar
Tag:
Condividi:

O que é DVR?

O termo significa Gravador de Vídeo Digital ou dispositivo responsável pela gravação de imagens. É um gravador que, dependendo dos modelos, pode apresentar diferentes características e peculiaridades que o distinguem. Para que o DVR funcione, deve fazer parte de um sistema específico de videovigilância que normalmente é instalado por um técnico especializado em sistemas de alarme ou mais simplesmente por um eletricista. O sistema é composto especificamente por câmeras conectadas ao gravador, que transmite os dados pela rede através do roteador e, novamente através de um roteador, os mesmos dados podem assim ser recebidos pelo dispositivo final, que pode ser um PC ou um celular dispositivo, como um smartphone ou tablet. Mesmo para olhos menos experientes, a notável diferença em relação aos antigos sistemas de videovigilância, que gravavam em fita, é portanto evidente. A tecnologia tem feito progressos significativos neste setor e isso é a favor de quem quer apostar na segurança da sua casa, contando com as melhores inovações que existem nesta área. O DVR, além de sua função simples e básica de gravador de imagens, também pode contar com recursos adicionais que só o tornam ainda mais interessante para quem deseja proteger sua casa de ladrões e quer fazê-lo com eficiência.

Características técnicas

Uma primeira característica que todos os DVRs deveriam ter, mas que normalmente só está presente nos melhores modelos, os mais caros para ficar claro, é a função de movimento (detecção de movimento). Sobre o que é isso? Imaginemos que as câmeras permanecem ligadas por várias horas. Bem, normalmente o DVR deveria gravar tudo o que acontece nesse período de tempo, mas é claro que não só ocuparia muito espaço no disco rígido, mas também seria muito inconveniente ir procurar o quadro de interesse entre todas aquelas horas de gravação ininterrupta. Por isso, alguns modelos são equipados com a função motion, que permite definir as configurações de forma que o gravador salve na memória interna ou externa apenas os frames em que for detectado algum movimento na frente da câmera. Se nada disto acontecer, o vídeo continua a ser transmitido pela rede via router, mas a memória do disco rígido não se vê ocupada por gravações inúteis de horas e horas em que na realidade nada deste género ocorreu. Em alguns modelos de DVR também existe um timer que permite programar a gravação apenas em horários pré-estabelecidos. Finalmente, uma configuração final é configurar manualmente a gravação. Outra característica muito importante que um bom DVR deve ter é, sem dúvida, monitorar com relativo aviso ao usuário quando houver problemas de qualquer natureza encontrados pela câmera. Normalmente a notificação ocorre por mensagem de texto ou ligação diretamente para o número de celular previamente inserido no sistema, ou você pode optar por ser avisado por e-mail, caso possua um dispositivo móvel sempre conectado à internet. Porém, o alerta por e-mail é uma função que apenas os DVRs mais sofisticados e de última geração possuem, enquanto os modelos mais antigos se limitam a fazer a ligação ou enviar uma simples mensagem de texto de notificação. Obviamente também é possível inserir mais de um número, de forma a minimizar o risco de o alerta não ser apresentado, talvez porque o telemóvel esteja inacessível ou simplesmente porque o destinatário não tem o telefone sob controlo naquele momento.

Usar no smartphone

A comodidade deste sistema de videovigilância baseado em câmeras conectadas a DVRs reside no fato de que o que é filmado também pode ser visualizado simultaneamente online. Basta baixar no seu smartphone ou tablet o aplicativo que permite visualizar as diferentes câmeras ao mesmo tempo, tudo depois de inserir os dados necessários e simplesmente registrar sua conta. O acesso pode ser feito indiferentemente a partir de iPad, iPhone e Android e o software que permite gerir o display é diferente. Existe, portanto, uma grande possibilidade de escolha e todas estas aplicações podem ser descarregadas dos respetivos sites oficiais. O download demora alguns minutos, após os quais poderá proceder imediatamente à configuração que, a menos que tenha a certeza de saber lidar com este tipo de programa, é sempre melhor confiar a mãos experientes, para evitar o risco de desconfigurar alguns importantes configuração da conexão de internet do seu telefone.

Preços

Existem vários modelos de gravadores de vídeo de vigilância no mercado e os preços, como já dissemos, também variam muito em relação às características específicas. Os gravadores normalmente não são vendidos sozinhos, mas você pode adquirir o kit completo com câmeras e possivelmente um monitor para visualizar o que está gravado na tela. Os preços variam entre os 40 e os mais de 200 euros dependendo das características e composição do kit. Naturalmente, se esta não for a primeira instalação e você simplesmente precisar trocar o DVR, porque ele não funciona mais ou porque procura um mais moderno e com mais funções, nada impede que você adquira apenas o gravador. Para comprar você pode ir a uma loja especializada ou pesquisar online. Caso você tenha um técnico de confiança, talvez a mesma pessoa que instalou todo o sistema, você também pode pedir que ele faça a compra em seu nome. Um especialista certamente terá mais informações para fazer a escolha do produto.

Melhores marcas

Entre as melhores marcas de DVR actualmente disponíveis no mercado encontramos, por exemplo, o da Annke, cujo preço base, que salvo ofertas especiais ronda os 80 euros, sobe se quiser completo com disco rígido. No geral, acabas por gastar cerca de 150 euros num DVR e num disco rígido com capacidade de 1 TB. Esses DVRs normalmente são equipados com porta USB e a gravação ocorre em HD, para que as imagens fiquem sempre no máximo nível de clareza. O DVR Annke, como dissemos, é um dos melhores e é de última geração, na verdade não só está equipado com a função de movimento, mas também é capaz de avisar via e-mail em caso de intrusão. Outra marca que pode ser considerada uma das melhores é a Aran, que fabrica DVRs multicanal, que gravam em HD, como o modelo AR-V1004, que também deve ser combinado com um disco rígido que deve ser adquirido separadamente, a menos que você decida gravar em um pendrive.

Como escolher

A capacidade do disco rígido é muito importante e por isso é uma boa ideia escolher um que seja bom e capaz de armazenar até vídeos muito longos. Na verdade, mesmo que um disco rígido mais pequeno seja adequado para o uso diário, uma grande memória torna-se indispensável quando sai de casa durante vários dias, talvez para férias, podendo assim acumular várias horas de gravação consecutivas sem que ninguém cuide disso. exclua para liberar espaço. Caso haja necessidade de arquivar a gravação em DVD, é possível conectar um gravador externo à porta USB do DVR e prosseguir com o salvamento do vídeo. Além disso, ao adquirir um DVR, é sempre uma boa ideia verificar a resolução de gravação, certificando-se de que seja suficientemente alta. Este recurso é de fato necessário para que os vídeos armazenados sejam nítidos. 704 x 576 pode ser considerada uma excelente resolução para um DVR, se combinada com uma taxa de quadros de 100s. Graças à porta de saída HDMI, o gravador fica conectado ao monitor no qual é possível visualizar o que é filmado pelas câmeras. Às vezes o monitor é vendido junto com o DVR, em outros casos deve ser adquirido separadamente. Outro elemento importante que o DVR deve estar equipado para que possa ser conectado à rede é a porta Ethernet, através da qual o dispositivo é conectado ao roteador, para que as imagens possam ir parar na rede local ou remota.

Como acessar o DVR de um iPhone, iPad ou Android

Se você pretende conferir as gravações no seu dispositivo móvel, é uma boa ideia ler atentamente as funcionalidades do DVR e certificar-se de que ele é compatível com iPhone, Windows mobile, Symbian, Blackberry e Android. Para cada sistema operacional haverá diferentes procedimentos de instalação e conexão e para estes detalhes será necessário seguir as instruções específicas fornecidas no livreto, ou contar com o instalador, que providenciará a configuração correta do sistema para que o monitoramento remoto possa ser realizado via smartphone. Obviamente este último deverá estar constantemente ligado à rede e por isso será aconselhável subscrever uma assinatura que proporcione uma ligação ilimitada para uma navegação em alta velocidade que lhe permita visualizar os vídeos sem problemas.

Publicato: 2016-06-13Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione