Ups

Categoria: Arquivo Informática
Tag:
Condividi:

Como funciona

Uma fonte de alimentação ininterrupta é um dispositivo específico que garante o fornecimento de energia mesmo em caso de falta de energia elétrica. Às vezes a fonte de alimentação ininterrupta também é conhecida pela sigla UPS, que significa Fonte de Alimentação Ininterrupta (ou Fonte ). A diferença entre uma fonte de alimentação ininterrupta e um sistema de energia de emergência comum (ou um gerador) é representada pelo fato de o UPS ser capaz de fornecer corrente instantaneamente (ou quase). Esta “protecção” eficaz contra interrupções eléctricas é garantida pela presença de uma ou mais baterias associadas a um circuito electrónico. A maioria das fontes de alimentação ininterruptas são capazes de fornecer energia por períodos de tempo que normalmente variam de 5 a 15 minutos; isto se aplica especialmente a modelos menores (cerca de 200 VA). Obviamente não se trata de muito tempo disponível, mas poder contar com eletricidade mesmo que por alguns minutos permite, por exemplo, restaurar a energia, utilizar um gerador ou – no pior dos casos – poder guardar quaisquer dados e ligá-los com segurança. desligue o dispositivo conectado. Este aspecto é particularmente importante, por exemplo, para computadores. Fontes de alimentação ininterruptas podem ser conectadas a qualquer tipo de instrumentação ou dispositivo eletrônico. Não apenas computadores, portanto, mas por exemplo também centros de processamento de dados, equipamentos de telecomunicações e todos os outros casos em que a falta repentina de energia pode causar perda de informações, danos ao sistema, interrupções de serviço ou, nos piores casos, ferimentos. ou morte de pessoas (por exemplo, equipamento hospitalar). É por isso que existem fontes de alimentação ininterruptas de tamanhos muito diferentes: vão desde unidades de pequeno porte (por exemplo, para a proteção de um computador) até grandes dispositivos projetados para centros de processamento de computadores, edifícios inteiros ou mesmo áreas residenciais. As fontes de alimentação ininterruptas são úteis não apenas quando há falta de energia, mas também nos casos em que a eletricidade é fornecida de forma inconsistente, com picos e oscilações de tensão.

Características

Existem no mercado fontes de alimentação ininterrupta de diferentes fabricantes, modelos e potências, mas essencialmente todas elas se baseiam em três elementos fundamentais representados por:

  • um conversor AC/DC que permite transformar tensão alternada em tensão contínua;
  • uma ou mais baterias recarregáveis que armazenam em seu interior a energia elétrica proveniente do conversor em energia química;
  • um conversor DC/AC que transforma tensão contínua de volta em tensão alternada que pode ser usada por dispositivos eletrônicos comuns.

Além do listado acima, o UPS também inclui um AVR, que é um elemento que serve para amortecer os picos de tensão regulando a corrente de entrada no dispositivo conectado. A bateria, como é compreensível, representa o elemento central do UPS e geralmente é chumbo-ácido. A sua potência deve ser suficiente para alimentar os dispositivos conectados e, no caso de múltiplas baterias, estas são conectadas em paralelo para permitir um melhor funcionamento do UPS.

Principais tipologias

Dependendo de suas características técnicas, existem diferentes fontes de alimentação ininterrupta. As fontes de alimentação ininterruptas off-line são as mais baratas e constituem a maioria dos dispositivos usados em casa. A corrente de entrada passa do UPS para os dispositivos conectados e, entretanto, graças à fonte de alimentação, as baterias conectadas são mantidas carregadas. Após uma falha de energia, o tempo de resposta é de alguns milissegundos (normalmente, não mais que 5 ou 6). Essa tecnologia também é chamada de “standby” e é ideal para cargas de baixa potência, como periféricos individuais. Nas UPS line-interactive, apenas parte da corrente que entra no dispositivo é filtrada, mas em caso de blackout os tempos de intervenção são muito curtos, mais curtos do que nas UPS offline. Esses dispositivos permitem estabilizar a tensão de saída e, ao mesmo tempo, recarregar a bateria. Os UPSs line-interativos são recomendados, por exemplo, para usuários que frequentemente enfrentam flutuações de energia, mas raramente sofrem apagões. Os UPSs Online estão diretamente conectados a baterias previamente carregadas, portanto, em caso de falha repentina de energia, eles entram em operação imediatamente. Isso acontece porque toda a corrente de entrada é filtrada pelo no-break e parte dela é desviada para carregar as baterias, enquanto parte é destinada à alimentação dos dispositivos conectados. Esses UPS garantem o melhor desempenho de todos os tempos, mas também são bastante caros.

Qual comprar

As fontes de alimentação ininterruptas ainda não são dispositivos muito difundidos. Além dos usos industriais, na maioria dos casos o usuário médio é representado por um usuário de computador que deseja prevenir quaisquer problemas devido a uma possível falha de energia. Quanto à escolha de uma fonte de alimentação ininterrupta, a primeira coisa a avaliar é sem dúvida a potência. Obviamente é necessário escolher um modelo cuja potência seja indicada para as necessidades dos equipamentos eletrônicos conectados. A potência é indicada com a unidade de medida VA ( Volt-Ampere ) que do ponto de vista quantitativo equivale ao Watt. Mas como calcular quanta energia um dispositivo necessita? Por exemplo, o programa eXtreme Power Supply Calculator é muito útil e pode ser baixado gratuitamente em sua versão básica. Para maior segurança, uma vez identificada a potência absorvida pelo dispositivo ou dispositivos, recomenda-se dobrar o valor (ou até triplicar, só por segurança) e escolher de acordo. Normalmente, uma fonte de alimentação ininterrupta de 300-400 VA é suficiente para um computador, embora do ponto de vista de precaução seja aconselhável ter uma de pelo menos 500 ou 600 VA. As fontes de alimentação ininterruptas que podem ser encontradas a preços baixos, por exemplo nas lojas das grandes redes de informática e nos supermercados, não são as mais confiáveis. Melhor gastar um pouco mais e escolher marcas especializadas que possam garantir uma proteção eficaz como, por exemplo, APC, Daker ou Atlantis Land. As melhores fontes de alimentação ininterrupta são aquelas que podem ser conectadas ao computador através de uma tomada USB e, portanto, controladas graças a um software especial. Desta forma, por exemplo, é possível configurar o salvamento automático dos dados e o desligamento seguro do computador alguns minutos após a entrada em funcionamento do UPS. Ao fazer isso, você evita o desligamento “traumático” do computador a qualquer momento e a perda de dados.

Conexões e manutenção

O UPS pode ser conectado diretamente ao computador ou outros dispositivos sem necessariamente ter que instalar o software de gerenciamento. Caso queira programar o aparelho, basta instalar o CD com o software contido no pacote. A conexão do UPS ao computador normalmente pode ser feita através de uma porta USB, uma conexão serial ou um cabo Ethernet. Devido ao uso contínuo, após algum tempo é necessário substituir a bateria do UPS. Geralmente é aconselhável não esperar mais de três anos para realizar esta substituição: o uso de baterias que não mantêm mais carga pode, na verdade, levar a desligamentos repentinos muito perigosos. Para substituir a bateria, é melhor consultar o manual e, se necessário, contactar um especialista em produtos eletrónicos.

Publicato: 2011-12-19Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione