Roupa interior térmica

Categoria: Arquivo Roupas
Tag:
Condividi:

Para que serve

A roupa interior térmica, como o nome sugere, é um conjunto de acessórios quentes e envolventes para usar por baixo da roupa em contacto direto com a pele. Estas peças de vestuário caracterizam-se por excelentes propriedades isolantes e são ideais, senão indispensáveis, para pessoas que têm de permanecer longos períodos ao ar livre durante os meses mais frios do ano. Quem mora em locais climaticamente desfavoráveis no inverno, como nas montanhas, pode se beneficiar muito com o uso de roupas íntimas térmicas, assim como quem trabalha ao ar livre o ano todo ou quem adora praticar esportes na neve. A roupa interior térmica mantém a temperatura corporal elevada, garantindo conforto e calor mesmo nas condições mais difíceis como neve, gelo ou vento. A roupa interior térmica também é ideal para pessoas que praticam atividades ao ar livre nos meses mais frios do ano, como corredores, pescadores, caçadores, mas também ciclistas, jogadores de futebol e muitos outros desportistas que não se deixam desanimar pelas baixas temperaturas. Ainda no assunto esporte, nada melhor do que uma boa roupa íntima térmica para ir ao estádio e assistir a uma partida de futebol sem sofrer com o frio das arquibancadas. A roupa interior térmica pode realmente fazer a diferença nas condições mais extremas, desde que seja confeccionada com materiais isolantes de primeira qualidade, que também tenham boas propriedades respiráveis e uma certa suavidade no contacto com a pele. Existem modelos de roupa interior térmica para homem, mulher e criança, para que todos tenham a oportunidade de se protegerem adequadamente das baixas temperaturas.

Tipos

A ideia por trás desta roupa em particular é que haja um isolamento eficaz graças às fibras do tecido que retêm o calor. Ao mesmo tempo, a roupa interior térmica deve permitir ao corpo respirar e libertar-se do suor, permanecendo sempre seco: é precisamente a ausência de humidade, de facto, que impede a dispersão do calor pela pele. No sentido mais clássico do termo, a roupa interior térmica consiste em "duas peças", ou seja, casaco de mangas compridas e calças compridas. É possível usar apenas uma destas duas peças dependendo das suas necessidades, das condições climáticas e da atividade ao ar livre que deverá realizar. Há também shorts térmicos e camisas de manga curta, que garantem aconchego e conforto principalmente ao tronco e por isso são indicados para temperaturas menos rígidas. No outro extremo da gama existem também os modelos monobloco, que pela falta de divisão entre as partes superior e inferior permitem obter uma certa vantagem em termos de retenção de calor. Porém, essa cueca não está exatamente entre as mais práticas de usar, tanto na hora de vesti-la quanto na hora de ir ao banheiro.

Materiais

Os materiais com que são confeccionadas as roupas íntimas térmicas são de fundamental importância na escolha, pois alguns tecidos se caracterizam por melhores propriedades que outros. Muitas vezes, neste sentido, a roupa interior térmica é produzida com uma combinação de diferentes materiais de forma a obter o melhor desempenho em termos de isolamento, usabilidade e conforto. Aqui estão alguns dos principais tipos de tecido com os quais esses acessórios podem ser feitos:

  • algodão : é um material de origem vegetal, o que faz da maciez e maciez em contato com a pele suas melhores vantagens. No entanto, o algodão tende a absorver a umidade e isso pode anular os efeitos positivos mencionados acima, tornando a roupa íntima desconfortável e fria na pele a longo prazo. Porém, o algodão é barato, por isso escolher roupas íntimas térmicas feitas com esse material é conveniente quando você planeja não realizar atividades que façam suar; entretanto, não é recomendado para trabalhadores e atletas;
  • poliéster : é um material sintético que permite respirar a umidade produzida pela pele, por isso em caso de esforço físico intenso, a roupa íntima de poliéster é uma boa opção. O poliéster também é leve, fácil de lavar e secar facilmente e, ao absorver a umidade, reduz a perda de calor devido à evaporação. Os aspectos negativos ligados ao poliéster, porém, se devem ao fato desse tecido sintético poder gerar maus odores e ser inflamável;
  • : é um dos materiais mais antigos que o homem conhece e utiliza para se proteger das baixas temperaturas. A lã é sem dúvida muito quente, mas também apresenta alguns defeitos: pode causar comichão e irritação na pele, sem esquecer que com o tempo este material absorve a humidade, criando sensações desagradáveis de frio e desconforto.

Meias térmicas

As meias térmicas merecem uma discussão à parte, verdadeiramente indispensáveis quando está muito frio já que os pés são as partes do corpo mais sujeitas à perda de calor. Existem também diferentes tipos desses acessórios de acordo com o material de que são feitos, que geralmente pode ser sintético (poliéster) ou natural (algodão ou seda). Ao usar um bom par de meias térmicas você poderá manter os pés aquecidos mesmo nos dias mais frios, desde que, claro, use calçado ideal para baixas temperaturas. Esses acessórios permitem escapar a umidade produzida pela pele, o que confere aos pés uma sensação de calor e conforto. Quem pratica desportos ao ar livre no inverno, como esqui, snowboard, raquetes de neve ou outras atividades fisicamente intensas, pode optar por meias térmicas reforçadas nos pontos mais stressados, ou seja, dedos do pé, calcanhar e por vezes canelas. Graças a estes modelos acolchoados, o pé ficará protegido da formação de calosidades, bolhas e outras feridas devido à fricção. As meias térmicas usadas por esquiadores, pescadores e outros entusiastas de atividades ao ar livre geralmente chegam logo abaixo do joelho e são ideais para usar com botas ou botas de esqui. No entanto, muitas pessoas também usam estas meias especiais no dia a dia, por exemplo para ir ao escritório ou à escola, mas também para manter os pés bem aquecidos em casa ou debaixo das cobertas.

Como escolher uma boa roupa íntima térmica

Quando precisar de roupa íntima térmica, antes de prosseguir com a compra é uma boa ideia avaliar cuidadosamente vários aspectos para identificar o modelo mais adequado para você. Isto significa considerar em primeiro lugar as suas necessidades de utilização, mas também as condições ambientais em que a roupa interior térmica será utilizada. No que diz respeito aos materiais, um bom compromisso entre conforto e preço é representado pela roupa interior térmica produzida com uma mistura de fibras de algodão e poliéster, mais quente que o algodão puro mas menos sujeita à formação de odores desagradáveis. O mesmo vale para a lã, que quando misturada com materiais sintéticos fica mais macia e respirável. Uma boa porcentagem de poliéster geralmente pode ser considerada em torno de 20-30%. Antes de adquirir roupa interior térmica, é sempre melhor experimentá-la pessoalmente, para perceber as diferentes sensações que cada modelo é capaz de transmitir. Ao experimentar um modelo na loja é aconselhável fazer grandes movimentos com o tronco, pernas e braços para evitar que a peça enrole nas dobras e não cause fricções que podem incomodar a longo prazo. Há quem prefira comprar roupas íntimas térmicas pela metade ou até um tamanho menor que o seu, para minimizar o movimento do tecido, mas também para não comprometer o caimento do polar, jaquetas e calças que serão usadas por cima. A ideia em si é boa; tenha cuidado, porém, porque alguns modelos de roupa íntima térmica, dependendo do material de que são feitos, podem encolher ligeiramente após a lavagem. Isto acontece frequentemente, por exemplo, com lã.

Publicato: 2013-01-30Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione