Remédios para queda de cabelo

Rimedi contro la caduta dei capelli
Categoria: Arquivo Beleza
Tag:
Condividi:

Causas

Estima-se que todos os dias cada um de nós perde várias dezenas de fios de cabelo (até cem no caso dos cabelos mais grossos), segundo um mecanismo natural que permite a reposição dos fios. Porém, quando o cabelo começa a cair em maior quantidade, de forma mais ou menos repentina, é um evento anômalo cujas causas podem ser muito diferentes. Uma das primeiras é a genética, e isso acontece principalmente nos homens: é a alopecia androgênica que leva à calvície e que pode ocorrer em qualquer idade. Mas a queda anormal de cabelo também pode afetar as mulheres, e isso geralmente acontece após uma deficiência de algum tipo, como vitaminas, minerais ou ferro. Em casos mais graves, a queda de cabelo pode ser devida a desequilíbrios hormonais que aumentam os níveis de andrógenos nas mulheres. Mesmo durante os períodos de doença a queda de cabelo é maior que o normal, e outros fatores que influenciam fortemente o fenômeno são a poluição, o estresse e a falta de sono. Segundo o Washington Post, só nos Estados Unidos todos os anos são gastos cerca de 3,5 mil milhões de dólares em produtos para prevenir a queda de cabelo. Infelizmente, 99% destes produtos – muitas vezes comercializados de forma antiética – são ineficazes. Para aqueles que começam a ter este problema, começa uma nova fase estressante da sua vida que torna os indivíduos particularmente vulneráveis e propensos a gastar até mesmo grandes somas para comprar remédios anti-queda de cabelo. Para evitar desperdiçar dinheiro com produtos ineficazes, é sempre uma boa ideia escolher cuidadosamente o que comprar, seguindo o conselho de um dermatologista e certificando-se de que existem estudos científicos válidos para demonstrar os efeitos anunciados. Os princípios ativos que caracterizam os produtos podem ser muito diferentes e a sua eficácia varia de pessoa para pessoa dependendo da situação e da sensibilidade individual. Existem, em particular, produtos destinados a homens ou mulheres, que diferem em função da sua composição química.

Tratamentos para homens

Nos últimos anos, a medicina fez avanços gigantescos no combate à queda de cabelo. Nos produtos mais modernos são utilizados princípios ativos particularmente eficientes que retardam, mas em alguns casos podem até impedir a queda de cabelo. Para serem eficazes, no entanto, os tratamentos devem ser tão oportunos quanto possível: quando a queda dura muito tempo e a um ritmo constante, a situação provavelmente degenerou demasiado para poder pará-la. Aqui estão alguns dos produtos mais eficazes para homens:

  • Finasterida: é um medicamento desenvolvido inicialmente para o tratamento da próstata, mas que também foi descoberto como eficaz contra a alopecia androgênica (calvície de padrão masculino). A finasterida inibe uma substância química, a 5-alfa-redutase, que transforma a testosterona masculina em diidrotestosterona (DHT), responsável pela queda de cabelo.
  • Minoxidil: Esse medicamento também foi descoberto por acaso, pois foi criado para tratar hipertensão. Ao aplicar o produto localmente na pele, o cabelo e o crescimento dos cabelos são estimulados. No entanto, é melhor usar este medicamento apenas se a finasterida não tiver efeito.

Tratamentos para mulheres

Quando uma mulher perde cabelo de forma anormal, as causas podem ser diferentes, como um desequilíbrio hormonal que provoca um aumento de andrógenos (hormônios masculinos). Se for esse o caso, são necessários tratamentos com medicamentos sistêmicos para restaurar a normalidade. Mesmo neste caso é necessário intervir prontamente, pois com o passar do tempo os folículos vão ficando cada vez mais comprometidos até serem destruídos. Aqui estão alguns ingredientes ativos comumente usados para mulheres:

  • Cetoconazol: é um princípio ativo que reduz a produção de testosterona e andrógenos, por isso é utilizado em casos de queda de cabelo. Muitas vezes é encontrado na forma de loção ou xampu.
  • Espironolactona: é um produto utilizado no tratamento da hipertensão, mas que também é eficaz na redução de andrógenos.
  • Cimetidina: é utilizada principalmente no tratamento de úlceras gastrointestinais, mas também possui boa ação antiandrogênica.
  • Minoxidil: Este composto químico também é usado no tratamento de homens (ver parágrafo anterior).

Como prevenir quedas

Quando as causas não são hormonais, provavelmente há algo errado com seu estilo de vida e principalmente no que diz respeito à nutrição. Foi demonstrado que as deficiências de vitaminas A, C, B6, B12 e ácido fólico e biotina podem causar queda de cabelo, assim como a ingestão insuficiente de cobre, zinco e ferro na dieta. Para evitar, ou pelo menos estancar, o problema, a primeira regra de ouro é seguir um estilo de vida saudável que inclua uma alimentação variada e equilibrada, a correta alternância dos ciclos sono-vigília, o consumo de boas quantidades de água e a limpeza do seu corpo. cabelos com shampoo e condicionador delicados. Porém, quando isso não é suficiente, produtos específicos podem ser utilizados. Ao escolher produtos anti-queda de cabelo, você não deve se deixar influenciar por exageros publicitários, pois as fraudes estão sempre ao virar da esquina. Você também deve evitar adquirir um produto recomendado por um amigo ou parente, pois cada pessoa é diferente e, portanto, um tratamento que foi eficaz para alguém pode não ser eficaz para outra. O ideal é consultar sempre o seu dermatologista que poderá recomendar as melhores soluções para o tratamento.

Publicato: 2012-10-30Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione