Rede de jardim

Amaca giardino
Categoria: Arquivo Jardinagem
Tag:
Condividi:

Características

A rede é composta por um conjunto de cordas, tecido ou rede que fica suspensa no solo enganchando-a nas duas pontas opostas. Geralmente a fixação da rede é feita amarrando-se as cordas nos troncos de duas árvores, ou passando-se os cabos por ganchos na parede. As origens da rede são verdadeiramente remotas, pois foi inventada pelos nativos da América Central e do Sul com o objetivo de descansar longe do solo, da sua umidade noturna e de quaisquer animais desagradáveis. Após a descoberta da América, as redes foram introduzidas no Ocidente e passaram a ser amplamente utilizadas, especialmente em navios e em expedições exploratórias ou militares. Hoje em dia o encanto da rede está longe de desaparecer, pelo contrário: estes objetos representam na verdade um verdadeiro sinónimo de relaxamento, verão e despreocupação. É por isso que as redes são muito úteis não só para acampar ou de férias, mas também no sossego do seu próprio jardim. Basta encontrar dois pontos de fixação sólidos no seu jardim para montar uma rede e, em poucos minutos, criar as condições ideais para balançar, cochilar, ler um livro ou dormir ao ar livre.

Tipos

Hoje em dia, a gama de redes disponíveis no mercado é extremamente ampla. Existem, por exemplo, redes especiais para caminhadas ao ar livre, muito leves e equipadas com mosquiteiros e bolsos laterais para guardar objetos. As redes de jardim são feitas de malha ou tecido grosso, de cores variadas, portanto, além de confortáveis, também são bonitas de se ver. Quanto aos materiais com que são feitas as redes, algodão , juta e cânhamo estão entre os tecidos mais utilizados. Existem também redes sintéticas, que no entanto não permitem que a pele respire bem e que a longo prazo podem causar irritação após o contacto com a pele nua. Algumas redes são inteiramente feitas de tecido, enquanto outras são equipadas com dois elementos rígidos (geralmente de madeira) que mantêm a rede esticada mesmo no sentido transversal e evitam que ela "enrole" o usuário. Embora você possa encontrar redes para todos os gostos e adequadas para todas as necessidades nas lojas, também há pessoas que decidem fazer a sua própria rede de jardim. Naturalmente esta não é uma escolha ao alcance de todos, uma vez que são necessários equipamentos e competências específicas; em qualquer caso, tais redes têm a vantagem de serem originais, “peças únicas” em sentido absoluto.

Instalação

Montar uma rede é uma operação muito simples por si só; escolher o lugar certo para colocá-lo leva muito mais tempo. Na verdade, não basta que haja árvores ou postes a uma distância adequada, pois devem ser estáveis e capazes de resistir às forças de tensão lateral devido à presença da rede. Se, no entanto, pretende fixar a rede com ganchos inseridos na parede, deve verificar se a parede não é porosa, pois o gancho pode não suportar o peso. Quanto às medidas, a distância entre os dois suportes varia dependendo do tamanho da rede. Porém, para ajudar no cálculo, é bom ter em mente que geralmente a distância entre os apoios deve ficar em torno de 90% do comprimento da rede. A altura correta para fixação é entre 40 e 50% do comprimento total da rede. As redes normalmente vêm com ganchos e cordas para amarrar nos suportes, o que torna a instalação uma operação muito rápida. O que fazer se não tiver árvores ou suportes adequados para fixar a rede? Não tem problema, pois no mercado você encontra modelos de redes de jardim auto-suspensas. São estruturas feitas de material leve (geralmente alumínio ou madeira), que quando vistas de lado apresentam formato de “U” e em cujas extremidades é possível fixar a rede. Graças a esta solução técnica é praticamente possível colocar a rede onde quiser, desde que haja espaço suficiente para acomodar a estrutura de suporte. Esta estrutura que suporta a rede é dobrável, o que permite transportá-la facilmente para onde quiser.

Publicato: 2012-06-17Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione