Melhores tênis de corrida

Migliori scarpe running
Categoria: Arquivo Esportes e Fitness
Tag:
Condividi:

Como escolher

Com base no contexto e na situação em que nos encontramos, precisamos de calçado adequado para praticar corretamente a corrida. É claro que devem ser de boa qualidade, visto que um tênis de corrida de má qualidade pode causar tanta dor que é necessário parar de correr. Posto isto, a escolha deve ter em conta uma série de requisitos essenciais: o peso, o sistema de protecção, a capacidade de amortecimento, a espessura da queda e a estabilidade. Optar por um calçado que não atenda corretamente a esses parâmetros pode ser um erro fatal: usar um calçado muito pesado significa correr o risco de sobrecarregar as panturrilhas e o tornozelo, enquanto uma queda muito fina pode causar sérios danos ao antepé . Calçados com solas muito estreitas ou excessivamente largas também devem ser evitados, pois podem impactar negativamente o desempenho. Os melhores tênis de corrida são aqueles que permitem assumir e manter uma postura correta e que corrigem o apoio dos pés ao empurrar. Seu peso deve ficar em torno de 300 gramas, enquanto a queda, ou a diferença entre a altura do antepé e a do calcanhar, varia de acordo com a experiência e a forma como você corre. De forma mais geral, porém, é aconselhável comprar sapatos de boa qualidade para ter certeza de que durarão muito tempo. A recomendação é, portanto, prestar atenção à resistência do material que os compõe, à sensibilidade biomecânica das solas e, sobretudo, à flexibilidade da gáspea. Tendo em conta todas estas características, navegar na selva dos inúmeros ténis de corrida oferecidos pelas diversas marcas desportivas já não será tão difícil como parece. Comparamos quatro modelos de tênis de corrida que parecem ser, no momento, os melhores do mercado, porque atendem aos requisitos listados. Vamos descobrir quais.

MIZUNO WAVE ULTIMA 8

O modelo Wave Ultima 8 da Mizuno é apreciado por corredores que treinam e competem em pistas de asfalto, pois possui solado reforçado que o torna estável e seguro, e por quem já possui uma postura correta. O que o torna tão famoso é o fato de permitir correr sem sentir folga, por isso evita inflamações nos pés ou dores incômodas no calcanhar. A reatividade deste calçado também é apreciada: garante um rendimento de determinado nível mas ao mesmo tempo priva o atleta do relaxamento necessário nos treinos de longa distância. Destaca-se a composição do Mizuno Wave Ultima 8: o cabedal é confeccionado em AIRmesh, um material altamente respirável que, graças aos poros presentes na parte superior, mantém o pé seco e ventilado independente da duração da corrida. Esta camada é coberta, por sua vez, por uma estrutura sintética que proporciona a estabilidade necessária durante a passada. O modelo em questão também adota o sistema Dynamotion Fit, que limita a irritação e garante que o calçado se adapte naturalmente aos movimentos do pé. O sistema de amortecimento utiliza uma camada de U4ic, uma espuma de baixo volume que promove a absorção de choques e preserva o calcanhar. A sola proporciona excelente tração graças às inserções de borracha de carbono X10 que a reforçam e protegem do desgaste. No entanto, os corredores menos experientes acreditam que este calçado é inflexível e duro, não muito confortável em longas distâncias. Por outro lado, é mais apreciado por atletas experientes, já habituados a calçados com alto amortecimento.

ADIDAS SUPERNOVA GLIDE 9

O Supernova Glide 9 da Adidas, dizem os especialistas, é um calçado desenvolvido para corredores. Um modelo inovador e seguro, estável e confortável. O primeiro do género a ter uma parte superior em Engineered Mesh, um tecido sintético sem costuras que tem o aspecto típico do fio verdadeiro e que, como tal, é respirável e macio. Nestes sapatos o pé nunca sofre, tanto porque a sua sola é larga o suficiente para garantir o máximo conforto, como porque não o faz suar. Este modelo está equipado com apoios de calcanhar e mediais e uma entressola boost capaz de se adaptar tanto a ritmos moderados como a percursos que exigem maior reatividade. A sola é em vez do tipo Stretchweb, completa com uma camada de borracha Continental. O facto de ser reforçado não tira nada em termos de conforto e flexibilidade, pelo contrário, porque se configura como uma espécie de teia de aranha emborrachada que não compromete nem o desempenho nem a suavidade. Não é muito leve, mas os seus 300 gramas são largamente compensados pelo facto deste sapato garantir um apoio quase perfeito ao pé. O fato do Supernova Glide 9 da Adidas não possuir sistema de proteção pode funcionar contra isso, mas apenas em teoria. A verdade é que a parte superior está tão bem feita que compensa completamente a falta deste detalhe e ainda a torna leve, confortável e flexível e por isso adequada para corridas longas.

HOKA UM UM BONDI 5

Os tênis Bondi 5 são os top de linha da Hoka One One. É o calçado mais confortável entre os oferecidos pela marca, tão flexível que consegue envolver o pé como se fosse uma meia de algodão macio. Isto graças ao sistema externo de contraforte do calcanhar em TPU, concebido para abraçar firmemente o calcanhar e apoiá-lo da melhor forma. A sola foi aprimorada em relação aos modelos lançados anteriormente pela marca: tem alta durabilidade, permite maior contato com o solo e torna os movimentos fluidos. Também neste caso, a parte superior é respirável: é confeccionada em Air Mesh e caracterizada pela tecnologia Lyrca ComfortFrame, por isso é extensível a ponto de este calçado também poder ser usado sem o uso de meias. Para garantir ainda mais conforto estão a almofada do maléolo e a língua, ambas acolchoadas, enquanto o design da entressola foi concebido para melhorar a propulsão e o desempenho. Todos estes detalhes têm um impacto positivo em termos de suporte, reatividade e conforto, devendo ser feita uma discussão separada para a sola e o espaço interno. O primeiro tende a se desgastar rapidamente, enquanto o segundo, durante o desempenho, parece insuficiente por ser mais estreito que a média. No entanto, isto não significa que o Bondi 5 da Hoka One One seja um calçado de corrida desconfortável, pelo contrário: apesar destas deficiências ainda oferece uma tracção proporcional, mesmo nos percursos mais exigentes, e uma experiência de corrida bem amortecida e fluida.

NIKE AIR ZOOM PEGASUS 33

O Air Zoom Pegasus da Nike é um tênis de corrida básico e sem frescuras. Deve a sua fama ao facto de estar equipado com uma almofada dupla Zoom Air em gás e fibra, capaz de melhorar o amortecimento e apoiar da melhor forma o corpo. Por ser tão simples e básico, é o calçado certo para o treino diário, enquanto em competição deve preferir algo estruturalmente mais tecnológico. As características técnicas tornam este modelo muito confortável e reativo ao empurrar, quando o pé necessita de equilíbrio e estabilidade. Isto se deve, em particular, à entressola de borracha e phylon, a melhor combinação para um calçado duradouro, bem amortecido e macio. O cabedal em malha de duas camadas também é apreciado: a interna não tem costura, enquanto a externa é respirável e deixa o pé seco e ventilado independente das temperaturas. Mas a verdadeira inovação deste calçado está na nova disposição que a Nike pensou para os cabos que ligam a entressola aos ilhós: este Flywire é colocado praticamente na parte superior e não mais sob o pé, por isso envolve-o precisamente sem sequer ser avisado. A malha do calcanhar é perfurada, enquanto a sola Pegasus é feita de borracha durável que proporciona uma experiência de corrida equilibrada e fluida.

Publicato: 2017-06-08Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione