Estátuas de jardim

Categoria: Arquivo Jardinagem
Tag:
Condividi:

Características das estátuas de jardim

Os jardins, e em particular os chamados “jardins italianos”, sempre se caracterizaram pela presença de estátuas decorativas para embelezar caminhos e canteiros de flores. Cópias de estátuas famosas feitas de concreto embelezam os jardins de ontem e de hoje, uma vez que poucas pessoas podiam comprar estátuas originais e seria inapropriado colocar estátuas de mármore ao ar livre. Os jardins dos nossos tempos podem ser vistos um pouco como o legado de épocas passadas, já que o costume de decorá-los com estátuas elegantes não foi de todo abandonado. Essas estátuas vêm em uma ampla variedade de formas e tamanhos e, uma vez colocadas, tornam-se o ponto focal que chama a atenção para uma seção específica do jardim. Além disso, uma estátua é capaz de recriar uma atmosfera particular e incentivar os hóspedes a parar e relaxar. O primeiro fator a levar em consideração na hora de escolher uma estátua de jardim é o seu tamanho. Este artefacto deve ser bem proporcionado à dimensão do local onde será alojado: se for demasiado pequeno, a estátua não será suficientemente perceptível e ficará “dispersa” no fundo envolvente. Se, pelo contrário, a estátua for excessivamente grande, será um obstáculo à passagem, desproporcional e com risco até de ser definida como “brega”. Dependendo do orçamento disponível, é possível escolher entre diferentes tipos de estátuas: as mais baratas são sem dúvida as de concreto, que entre outras coisas é um material que também se presta às mais complexas criações artísticas. Existem também estátuas feitas de pó de mármore ou pedra, mas especialmente neste último caso são objetos decididamente caros e certamente não estão ao alcance de todos os orçamentos. Os temas representados nas estátuas de jardim são geralmente deuses da antiguidade, personagens da mitologia ou simplesmente anjinhos ou outras figuras decorativas. Para os clientes mais extravagantes, também existem estátuas representando pessoas famosas do mundo da música e do entretenimento. A escolha de um ou outro assunto obviamente varia de acordo com o gosto pessoal.

Instale uma estátua de jardim

Depois de escolher onde colocar a estátua, é uma boa ideia preparar uma base adequada que permita ao solo suportar o seu peso sem ceder. No que diz respeito às estátuas pequenas, geralmente não existem problemas de estabilidade, mas a situação muda muito quando se trata de estátuas maiores que podem pesar até várias dezenas de quilogramas. O solo deve estar bem compactado para suportar o peso da estátua, sendo aconselhável colocar concreto ao nível do solo para colocar o artefato. Muitas empresas que comercializam estátuas também disponibilizam aos seus clientes bases especiais, sempre em concreto, para colocá-las em posição elevada. Canteiros com flores ou plantas de cobertura do solo podem ser colocados em toda a volta da estátua, de forma a criar uma cobertura colorida capaz de ocultar à vista a base da estrutura e as soluções técnicas utilizadas para a fixação. Se o espaço permitir, é possível instalar um ou mais bancos no jardim próximo à estátua, que incentivam as pessoas a parar um pouco para relaxar ou conversar.

Limpeza e reparação de estátuas de jardim

As estátuas, estando sempre ao ar livre, tendem a sujar-se e a acumular incrustações biológicas (musgos, algas…). Para devolvê-los ao seu esplendor original, é uma boa ideia realizar operações de limpeza periódicas. O primeiro ‘detergente’ a experimentar é sem dúvida a água, que muitas vezes já é capaz de remover grande parte da sujidade se combinada com a esfrega com escova. No caso de sujidades mais persistentes, recomendamos a utilização de uma solução detergente especial com pH neutro para limpar superfícies de betão ou pedra, raspando sempre suavemente e enxaguando com água abundante. Infelizmente, no jardim pode acontecer que um galho caindo danifique uma estátua ou se formem rachaduras no concreto devido às intensas geadas do inverno. As estátuas de jardim, mesmo que feitas de concreto, são às vezes pequenas obras de arte que seria uma pena ter que substituir devido a tais danos. Nestes casos, não há problema: é possível limitar os danos intervindo em operações de reparação da estátua. A estátua deve primeiro ser molhada com a mangueira de água e depois esfregada cuidadosamente com uma esponja não abrasiva para remover sujeiras que possam interferir no reparo. Terminada a limpeza, a estátua deve ser deixada secar bem por 24 horas. Em seguida, a parte danificada é coberta com uma camada de adesivo epóxi, possivelmente com o auxílio de uma lâmina. A parte quebrada deve ser reinserida na estátua, segurando-a firmemente por alguns minutos. Deixe tudo descansar por pelo menos um quarto de hora e depois raspe os resíduos visíveis de pasta adesiva. A estátua deve ser coberta com um pano para protegê-la das intempéries, e depois de um ou dois dias ela pode ser descoberta novamente.

Publicato: 2013-04-05Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione