Escada telescópica

Categoria: Arquivo faça você mesmo
Tag:
Condividi:

Características

O funcionamento da escada telescópica baseia-se num princípio mecânico muito simples: os elementos tubulares que compõem a escada representam o alojamento de outros elementos extraíveis de menor diâmetro, o que significa que a escada pode ser estendida de acordo com as suas necessidades. As escadas telescópicas que hoje podem ser adquiridas em lojas de ferragens e bricolagem são geralmente feitas de alumínio, um material leve que ao mesmo tempo garante a máxima robustez. Estas ferramentas podem ser convenientemente reduzidas a um tamanho mínimo após a utilização e guardadas na garagem ou armário, onde ocuparão muito pouco espaço. Quando precisar deles para posteriores trabalhos de bricolagem, pequenos reparos ou pintura, basta posicioná-los no local desejado e estendê-los até atingirem a altura certa. Por isso, as escadas telescópicas são a solução ideal para quem pretende aliar a máxima praticidade à necessidade de espaço, sendo a sua utilização recomendada nas mais diversas situações, desde a casa ao jardim. Mas até que ponto as escadas telescópicas podem ser estendidas? Dependendo dos modelos, a extensão pode ser verdadeiramente notável. Na verdade, existem alguns modelos capazes de ir de 80 a 300 centímetros em apenas alguns segundos! Esta notável variação no comprimento deixa claro qual é a versatilidade e a utilidade de ferramentas semelhantes em ambientes domésticos e fora dele. As escadas telescópicas topo de gama também podem ultrapassar os seis metros de altura.

Tipos

Existem dois tipos principais destas ferramentas DIY, nomeadamente escadas simples e duplas. No primeiro caso, trata-se de escadas extensíveis simples para serem colocadas sobre uma superfície vertical e, quando estes modelos estão fechados, todos os degraus ficam próximos uns dos outros. Quando a escada é aberta, os elementos tubulares sobre os quais os degraus estão montados transversalmente deslizam uns dos outros, permitindo que a escada seja totalmente estendida. No segundo tipo de escadas telescópicas, os modelos também podem ser independentes e é possível alongar ambos os troços de subida da escada (ou, se necessário, apenas um). Uma das principais vantagens das escadas telescópicas duplas é que estes modelos podem ser utilizados de muitas maneiras diferentes: como escadas simples para encostar na parede, e neste caso são ideais, por exemplo, para cravar um prego ou subir no telhado. Também é possível utilizá-las como escadas duplas, talvez para pintar o teto ou trocar uma lâmpada; e, por último, as escadas telescópicas também podem ser utilizadas prolongando apenas uma das duas secções de escalada, de forma a criar uma escada "manca" que pode ser colocada em degraus ou escorregadores de garagem. Além destas duas variantes de escadas telescópicas, em algumas lojas especializadas e em portais de comércio eletrónico também é possível adquirir fechos telescópicos. Estes modelos particulares estão equipados com duas secções de subida independentes e uma plataforma superior disposta horizontalmente, sobre a qual é possível deslocar-se de um ponto a outro sem ser forçado a descer e mover a escada.

Como usá-lo

Por se tratar de uma ferramenta cujo uso incorreto pode causar ferimentos às pessoas, é necessário estar familiarizado com as recomendações de funcionamento e segurança de uma escada telescópica antes de utilizá-la. O manual de instruções que acompanha o modelo contém todas as informações necessárias, começando pela capacidade máxima da escada que geralmente é de 120-150 kg. As escadas telescópicas devem ser sempre colocadas em superfícies planas e com boa aderência e nunca devem ser deixadas sem vigilância na presença de crianças. Para abri-los, geralmente você segura a escada imóvel com as mãos, mantendo a parte inferior apoiada no chão com um pé e levantando para cima. Ao fazê-lo, a escada estende-se troço por troço e, uma vez completamente estendida, o bloqueio ocorre através de alavancas de fecho especiais. Antes de subir a escada, é melhor certificar-se de que essas alavancas estão perfeitamente travadas na posição para evitar falhas repentinas. Para fechar a escada telescópica, mantenha a ferramenta na posição vertical, segurando firmemente a parte superior com uma mão e, com a outra, destravando a alavanca de fechamento até que o sistema de travamento seja liberado. Posteriormente a escada deve ser fechada deslizando-a começando pelas seções superiores até chegar à inferior. Ao fechar a escada telescópica você precisa prestar muita atenção às suas mãos, pois não é difícil apertar ou beliscar os dedos enquanto desliza os elementos da escada uns nos outros. Ao utilizar uma escada telescópica, como as escadas dobráveis tradicionais, aplica-se sempre a regra do bom senso: para evitar acidentes é melhor prestar sempre a máxima atenção e ter o cuidado de colocar a escada num ângulo de pelo menos 75° em relação ao chão de modo a garantir uma boa estabilidade.

Preços

O local certo para quem procura uma escada telescópica para colocar em sua casa são as lojas de bricolagem e bricolage, que geralmente oferecem um bom leque de escolhas e onde é possível pedir pessoalmente conselhos e sugestões de aquisições. Outra excelente estratégia de compra é fazer uma simples pesquisa na web, que lhe dará um sortimento de escadas telescópicas que qualquer loja física só pode invejar. As compras online costumam gerar economias consideráveis, mas para muitos consumidores, tocar em primeira mão no produto antes de comprá-lo ainda representa uma prerrogativa de fundamental importância. Quanto custa normalmente uma escada telescópica? A gama de preços é bastante ampla, visto que esta categoria de produtos DIY inclui escadas caracterizadas por diferentes mecanismos de funcionamento e alturas. As escadas telescópicas simples mais baratas custam geralmente cerca de 60-120 euros, enquanto ao mudar para modelos duplos normalmente é possível gastar entre 100 e 250 euros. Para quem precisa utilizar escada telescópica em ambientes externos, é uma boa ideia verificar a adequação do modelo para esse tipo de uso. Na verdade, a maioria das escadas disponíveis no mercado não são projetadas para resistir às intempéries e podem ser danificadas devido à umidade.

Publicato: 2013-02-18Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione