Divisor de madeira

Categoria: Arquivo faça você mesmo
Tag:
Condividi:

Tipos

Se você acha que rachar madeira é apenas uma profissão antiga, dê uma olhada aqui e você mudará imediatamente de ideia. O divisor de toras é uma ferramenta de carpintaria também adequada para bricolagem, que permite dividir madeira para diversos usos. Existem rachadores de toras que também podem ser feitos à mão, mas também existem muitos modelos no mercado. Os modelos existentes no mercado são geralmente equipados com motor a combustão ou também podem ser hidráulicos. Os divisores de madeira portáteis com rodas e motor a gasolina podem dividir até madeira pesada, normalmente até 10 toneladas de madeira. Existem rachadores de toras que podem ser operados por trator e, portanto, são de nível profissional. Podem ser divisores de toras horizontais ou verticais, dependendo das necessidades de uso. Para aqueles que possuem motor elétrico, pode-se distinguir entre rachadores de toras monofásicos ou trifásicos. Por fim, existem também aqueles com estrutura vertical, que podem ter tanto motor a combustão quanto motor elétrico. Estes últimos são geralmente utilizados como hobby, enquanto aqueles com motor a combustão configuram-se como intermediários entre o uso hobby e o uso profissional. Ladeados por outras máquinas, eles também podem ser usados profissionalmente. Os rachadores de madeira com motor elétrico também podem ser do tipo profissional, principalmente aqueles equipados com tronco paralelepipédico e posicionados verticalmente. Já os horizontais são normalmente utilizados para hobbies. Os melhores rachadores de toras do mercado também estão equipados com dispositivos especiais de prevenção de acidentes que permitem manter a máxima segurança em todos os momentos da utilização do equipamento. Um desses dispositivos de prevenção de acidentes é a alavanca localizada na parte superior que permite proteger as mãos caso haja pedaços de madeira presos que precisem ser liberados.

Trabalhe com segurança

Os rachadores de toras, dependendo do tipo e modelo, podem rachar madeira com peso de 5 a 38 toneladas. O comprimento da madeira que pode ser serrada pode chegar até 1,30 metros, podendo optar por posicionar a madeira na vertical ou na horizontal dependendo do maquinário que adquirir. Do ponto de vista do motor, você pode optar por ter seu rachador operado com trator hidráulico, com trator elétrico, com cardan ou com a combinação de motor elétrico e cardan juntos. O importante na escolha do seu rachador de madeira é que procure uma máquina que seja simples, prática, rápida mas acima de tudo segura de utilizar, para evitar quaisquer riscos associados ao trabalho de carpintaria, seja ele um hobby ou uma profissão. A segurança deve ser mantida em todos os momentos, por isso recomendamos sempre adquirir os acessórios adicionais de prevenção de acidentes que alguns fabricantes de rachadores de madeira vendem como componentes opcionais e adicionais. Lembre-se que a sua segurança deve vir antes de qualquer outra necessidade, por isso esteja disposto a gastar um pouco mais para agregar todos os componentes que possam efetivamente garanti-la, sem economizar em algo tão útil! Como garantir que as potências de impulso indicadas pelos fornecedores de rachadores de madeira sejam realmente respeitadas? O dispositivo que permite medir a potência de empuxo dos rachadores de toras é denominado célula de carga, instrumento que permite medir e testar eletronicamente todos os dados relativos ao empuxo e à potência do rachador de toras. O que é cardan? O cardan, propriamente chamado de junta universal, é um tipo de junta entre dois eixos mecânicos que permite transmitir a rotação de um eixo a outro mesmo quando os dois eixos não estão dispostos paralelamente, mas convergem em um ponto com ângulo de incidência diferente.

Como escolher

Um divisor de toras funciona melhor somente quando também foi construído da melhor maneira possível. Embora superficialmente o mecanismo de funcionamento do rachador de toras possa parecer simples, na realidade é necessário focar sempre na qualidade para evitar mau funcionamento do equipamento e possíveis lesões. Por isso é importante comprar de fornecedores seguros e especializados que garantam uma marca de qualidade. É portanto essencial verificar não só o resultado final da montagem dos componentes do rachador de madeira, mas também o acabamento dos componentes individuais, ou seja, o motor e a bomba que devem ter potência suficiente para suportar as cargas para as quais foram construídos, o distribuidor e o macaco que são as peças que devem funcionar bem do ponto de vista hidráulico para que não haja atrito ou vazamento de óleo. Por este motivo, é aconselhável adquirir o rachador de madeira num país da União Europeia, também para ter a certeza de que quaisquer peças sobressalentes podem ser facilmente encontradas. Um rachador de toras, além da qualidade e segurança, que são certamente as primeiras coisas a verificar, também deve ser escolhido de acordo com o uso que se deseja fazer dele. Em particular, para uso hobby é conveniente escolher um modelo que ocupe pouco espaço e seja mais versátil, que possa ser colocado no chão ou mesmo sobre uma mesa quando os pedaços de madeira a serem partidos forem menores, para não necessariamente tem que se curvar em direção ao chão e para evitar muita tensão nas costas. Um rachador de toras leve pode, portanto, ser usado tanto em uma prateleira quanto no chão, mas também pode ser usado, por exemplo, diretamente no trailer do carro. Existem também no mercado rachadores de madeira que não são apenas leves, mas também removíveis, para garantir a máxima versatilidade e facilitar o transporte. Na verdade, você pode carregar o divisor de toras desmontado diretamente no carro e não necessariamente em um trailer.

Como usá-lo

O divisor de toras é sempre entregue com manual de instruções fornecido. Embora possa parecer supérfluo, é muito importante ler atentamente as instruções de uso nele contidas, para evitar acidentes desagradáveis. Na verdade, não só é importante ler as instruções, mas também é necessário comunicá-las àqueles que estão se preparando para usar o divisor de toras com você. O rachador de toras não deve ser utilizado se a temperatura externa do ambiente for inferior a cinco graus °C ou superior a quarenta graus °C. Deve-se levar em consideração que o diâmetro do tronco de madeira indicado nas instruções é indicativo, às vezes um tronco de madeira maior pode ser mais macio e fácil de partir, às vezes um menor é nodoso e portanto muito mais difícil de cortar. Portanto é claro que ao adquirir o rachador teremos uma ideia do tamanho das toras que ele pode cortar, mas nada é dito com precisão matemática, afinal é a natureza que molda a madeira, por isso suas criações são muitas vezes imprevisível. Por todas estas razões, quando uma tora de madeira não se parte na primeira tentativa, é absolutamente necessário desligar a máquina de rachar toras, para evitar o sobreaquecimento do óleo da bomba e consequentes danos na própria bomba. O divisor de toras deve ser ligado e usado por no máximo uma pessoa ao mesmo tempo e, obviamente, deve ser um adulto. Ao utilizá-lo, é aconselhável evitar usar peças de roupa muito largas e largas que possam ficar presas nas máquinas; para o mesmo efeito, os cabelos devem ser amarrados se forem longos. Você também deve usar óculos de proteção ou máscara e calçado de segurança adequado. O rachador de toras não deve ser utilizado em condições úmidas ou chuvosas e, mesmo desligado, a máquina não deve ser deixada na chuva. Embora alguns tipos de máquinas de rachadura de madeira permitam, é melhor usar o rachador de madeira em uma prateleira do que no chão, pois assim você não precisa aproximar muito a cabeça da ferramenta ou ficar curvado de uma forma não fisiológica. posição.

Oque fazer e oque não fazer

Ficar com a cabeça muito próxima da máquina corre o risco de lascas de madeira atingirem seu rosto ou perto dos olhos. Na verdade, a posição ideal onde a máquina deve ser colocada é uma prateleira não inclinada e com boa estabilidade, a aproximadamente 60 ou 75 centímetros de altura do solo. Não deve haver outros objetos bagunçando a prateleira, pois quem utiliza o rachador de toras deve ter liberdade para fazer todos os seus movimentos sem restrições. Se você notar que o divisor de toras corre o risco de se mover ou escorregar da prateleira, fixe-o com parafusos e porcas. Ao trabalhar com o rachador de toras, a sala ou ambiente externo onde você trabalha deve ter uma boa iluminação que permita ver claramente o que está fazendo e onde está colocando as mãos. Ao preparar o corte de uma tora, é fundamental certificar-se de que não haja pregos presos nela que possam ser jogados fora pela máquina ou cordas que possam emperrar o maquinário. O pedaço de madeira a ser serrado deve ser colocado com a extremidade a ser cortada perpendicular à lâmina do rachador de toras, e a fibra da madeira deve seguir a mesma direção em que a madeira é serrada. Nunca se deve colocar uma tora de lado na hora de cortá-la, mas deve-se sempre começar a cortá-la pela ponta, ou seja, onde ela é plana e não tem casca. Além disso, ao cortar um tronco, primeiro devem ser removidos todos os galhos que dele se projetam. Nunca divida duas toras juntas, pois a segunda tora tenderia a se mover e ser empurrada com força, correndo o risco de atingir pessoas e objetos.

Precauções

O macaco deve estar completamente imóvel quando uma tora a ser cortada é inserida na máquina. Não deve colocar as mãos nas fendas do pedaço de madeira que está a cortar porque ao ser cortado pela máquina a madeira pode esmagar se pisar nos dedos. Deve-se ter em mente que o óleo do rachador de toras tende a superaquecer após apenas cinco segundos de tensão, por isso é importante não insistir em forçá-lo por mais de cinco segundos se tiver dificuldade em rachar madeira particularmente dura. Você não deve absolutamente deixar a máquina sem vigilância enquanto ela estiver ligada, mas permanecer por perto durante todo o período de ignição. É preciso muita atenção e clareza para utilizar esse tipo de maquinário, por isso se estiver cansado é melhor adiar o trabalho para o dia seguinte e ter uma boa noite de sono. A máquina não deve ser utilizada onde existam materiais inflamáveis, pois o óleo do motor pode atingir temperaturas muito elevadas. Quando precisar mover o divisor de toras, você pode fazê-lo segurando-o pelas alças de transporte apropriadas. Antes de trabalhar com o rachador de toras, você deve ventilar o tanque de óleo girando a válvula de ventilação que permite a entrada e saída de ar do tanque. Esta válvula deve, em vez disso, ser bem fechada ao mover a máquina, para que o óleo não possa vazar do tanque. A válvula que não deve ser tocada, nem pode ser tocada, porque geralmente é colocada em posição protegida, é a válvula de pressão máxima, que regula a carga máxima que o rachador de toras pode suportar. Para trabalhar com esta ferramenta deve-se usar sempre as duas mãos, uma para acionar a manopla hidráulica e a outra para o pressostato. Assim, se você soltar a mão, a máquina para imediatamente.

Publicato: 2013-05-10Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione