Desentupidor

Categoria: Arquivo faça você mesmo
Tag:
Condividi:

Tipos

No mercado encontramos vários tipos de limpadores de ralos, com diferentes utilizações e preços diferenciados. Uma grande divisão pode ser feita entre limpadores de ralos mecânicos e limpadores de ralos líquidos, principalmente compostos químicos. Digamos desde já que é melhor fazer alguns testes com instrumentos mecânicos antes de recorrer a preparações líquidas. Na verdade, os limpadores mecânicos de ralos não impactam o meio ambiente. Além disso, os produtos químicos são corrosivos e devem ser manuseados com cuidado. Hoje também existem limpadores de ralos líquidos ecológicos e biodegradáveis, mas nem todos dão resultados aceitáveis. Vejamos agora as diferentes oportunidades com mais profundidade.

Êmbolos de ventosa

Se você pensar em um êmbolo, provavelmente o único, ou pelo menos o primeiro, objeto que lhe vem à mente será o clássico êmbolo de pressão. Aquele bastão de madeira com um copo de borracha preso na ponta, por assim dizer. Na verdade, o êmbolo com ventosa é uma ferramenta muito útil e quase todo mundo tem um em casa. Mas saber como usá-lo não é nada trivial. Em primeiro lugar, você deve saber que a limpadora de ralos de pressão funciona melhor se houver água no cano entupido. Portanto coloque a ventosa na pia, bem no cano de esgoto, abra a torneira e encha com água até cobrir o sino de borracha. Se quiser fazer um trabalho perfeito, borrife vaselina na parte da ventosa que fica em contato com a superfície: assim não haverá vazamentos de ar e a aderência ficará perfeita. Assim que a ventosa estiver no lugar, empurre a alça e puxe. Execute a operação mais de uma vez. É preciso um pouco de esforço! Quando você achar que está bem, pare. Neste ponto, o dreno deve estar limpo. A pressão do ar faz com que o obstáculo se mova e a estrada fique livre. Retire o êmbolo, abra a torneira e verifique.

Êmbolo de mola

Se você não teve sucesso com o êmbolo da ventosa, pode precisar de algo mais eficaz. O êmbolo de mola consiste em um tubo, mais precisamente uma mola, com ponta em espiral. A nascente tem geralmente cerca de três metros de comprimento e é flexível. Em uma extremidade há uma manivela, na outra a ponta. A mangueira é inserida diretamente no ralo, lentamente, girando a manivela se necessário. Você tem que inseri-lo e deixá-lo penetrar até sentir que ele para: quando ele para significa que atingiu seu obstáculo. Assim que parar, gire a alça, para que a ponta quebre o objeto bloqueador e o quebre em pedaços menores. Uma vez destruído, o objeto deve fluir suavemente pelo ralo. O êmbolo com mola é uma ferramenta econômica e não danifica os tubos.

Pistola de ar comprimido

Este é o limpador de ralos mecânico que requer menos esforço físico. Também é um método bastante rápido. Esta é uma arma com uma ventosa presa na extremidade. Coloque a ventosa no ralo e aperte o gatilho. O projétil neste caso será…simplesmente o ar! A pressão, de fato, será tão forte que moverá o obstáculo e, na maioria das vezes, o destruirá, resolvendo definitivamente o problema.

Produtos químicos

Passemos agora a outro tipo de solução e levemos em consideração a gama de produtos químicos. Você pode encontrar diversos tipos nas lojas, mas todos têm em comum o fato de serem altamente corrosivos. Se usados raramente, não têm efeitos nocivos e não causam danos às tubulações. Alguns são líquidos, outros em pó. Antes de agir, leia atentamente as instruções da embalagem: alguns tipos precisam de adição de água, enquanto outros devem ser usados absolutamente secos. Recomendo que você passe algum tempo lendo os rótulos dos produtos. Contém informações fundamentais, como composição e instruções, mas sobretudo precauções de uso. Ao ler com atenção, você perceberá que eles são muito importantes e lhe darão conselhos valiosos sobre o que fazer e, principalmente, o que não fazer. Dentre os produtos existentes no mercado, um bastante utilizado é a soda cáustica. Se decidir usar soda cáustica, tenha muito cuidado: é um produto escaldante, principalmente em contato com água. Portanto, se quiser utilizá-lo, é melhor não se esquecer de se munir de luvas de borracha. Então proceda: deve-se colocar a soda cáustica no ralo e depois despejar água fervente sobre ela, tomando cuidado para não causar respingos, o que seria perigoso.

Outros métodos DIY

Se você não conseguiu desbloquear o bloqueio e o bloqueio está mais difícil do que nunca, o obstáculo que bloqueia o tubo provavelmente será um objeto bastante grande. Talvez você tenha filhos e não tenha percebido que eles jogaram alguma coisa na pia; ou algo caiu inadvertidamente no ralo do armário localizado logo acima da pia. Se o objeto for visível a olho nu, você pode tentar removê-lo com uma pinça, tomando cuidado para não empurrá-lo ainda mais para baixo. Se você é bom em DIY, pode usar um fio de ferro rígido, moldado com um gancho na ponta. Antes de agir, experimente olhar com uma lanterna para entender como o objeto está posicionado. Se você não consegue ver o objeto mesmo com a lanterna, só resta uma solução. Neste ponto você deve desmontar o sifão. Antes de fazer isso, coloque um balde embaixo do cano, pois com certeza cairá água. Em seguida, desparafuse o sifão e retire o objeto. Limpe bem o sifão e monte-o novamente.

Como manter os ralos limpos

Por fim, queremos dar algumas dicas simples para manter os ralos limpos e evitar engarrafamentos. Cuidar dos ralos deve ser um bom hábito para todos. É claro que devemos fazê-lo agindo de forma consciente, isto é, com métodos económicos e ecológicos. Em primeiro lugar, tentemos não jogar óleo ou outras gorduras no ralo da cozinha. O mesmo se aplica aos resíduos alimentares: tenha sempre cuidado. Para a manutenção, a primeira coisa é jogar de vez em quando um pouco de água fervente no ralo: é útil e também é um gesto rápido e fácil. Bicarbonato e vinagre, mesmo combinados, são dois elementos excelentes para o nosso propósito. Crie uma mistura para fazer uma vez por semana e você verá os resultados. Aconselho jogar a mistura no ralo à noite, para que tenha oportunidade de agir a noite toda, sem que a água corra repetidamente. O bicarbonato, além de ecológico, funciona bem graças à sua ação efervescente e também tem efeito desodorante. Você também pode adicionar sal grosso à mistura. A borra de café é útil porque não corroe e ajuda a manter os ralos mais limpos, graças a uma leve ação abrasiva. Não exagere, pois você pode obter o efeito oposto ou bloquear o ralo.

Publicato: 2013-05-06Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione