Descamação

Il peeling è un trattamento estetico per migliorare la pelle
Categoria: Arquivo Beleza
Tag:
Condividi:

O que é peeling e como funciona

A pele representa a primeira barreira do corpo para o exterior, pois protege os tecidos e órgãos internos das condições ambientais adversas, como radiação luminosa, calor e frio, vento, poluentes e muito mais. Na sua camada mais externa a pele é composta pela epiderme, uma barreira com apenas 0,2 milímetros de espessura, cuja porção superficial é conhecida como estrato córneo. Esta camada muito fina de tecido cutâneo é composta por células em contínua renovação contendo queratina e é fisiologicamente perdida em aproximadamente três a quatro semanas através do processo comumente definido como “esfoliação”. O peeling é um tratamento de medicina estética que consiste em promover essa reposição natural do tecido cutâneo através da utilização de agentes químicos ou físicos (lasers). O nome dessa técnica deriva do termo inglês “to peel”, cujo significado é “to peel”: através da retirada das camadas superficiais da pele, formadas por células mortas, a produção de novos tecidos é estimulada pela derme. Embora o peeling seja utilizado na maioria dos casos para tratar rosto e pescoço, praticamente não há limites para o campo de aplicação desta técnica. Se necessário, o peeling também pode ser utilizado para tratar costas, ombros, membros superiores e inferiores e até mesmo a porção do couro cabeludo que nas pessoas calvas fica mais exposta à ação degenerativa dos raios ultravioleta.

Os campos de aplicação do peeling a laser

No campo estético, o peeling é uma técnica de tratamento muito difundida que permite melhorar o aspecto e a saúde da pele. Ao retirar as células mortas encontradas no estrato córneo, é possível eliminar as impurezas, conferindo à pele um aspecto liso e luminoso. Por exemplo, pessoas que sofrem com cravos podem se beneficiar muito com o uso do peeling, já que o tratamento elimina essas manchas desagradáveis, diminuindo seu desenvolvimento futuro. A ação do laser, de facto, permite regular a produção de sebo pelas células sebáceas presentes na derme e isso permite tratar eficazmente até os casos mais difíceis de acne, rosácea e hiperseborreia (a clássica "pele oleosa" ). Quando a pele esteve exposta durante muito tempo aos raios ultravioleta durante a vida, por exemplo, tomando muito sol ou utilizando frequentemente lâmpadas de bronzeamento, é praticamente inevitável que a superfície apresente sinais de fotoenvelhecimento. Esse fenômeno é um dano generalizado que se apresenta com rugas, flacidez do tecido cutâneo e perda de elasticidade da pele, e é causado pela ação degradante dos raios ultravioleta sobre as fibras e o colágeno. Manchas escuras, aparecimento de capilares venosos e alterações na funcionalidade da derme podem ser tratadas de forma eficaz com o peeling a laser. O peeling a laser também é indicado para pessoas que sofrem de melasma, a típica mancha escura que surge com a idade, e para pessoas que sofrem com manchas na pele devido à produção anormal de melanina (a chamada hiperpigmentação). Para além destas finalidades puramente estéticas, o peeling também é de grande ajuda no caso de patologias reais, como as queratoses solares (ou actínicas) devido à agressão dos raios ultravioleta que levam à formação de tecidos descamados continuamente. A remoção das queratoses não é apenas uma necessidade estética, mas também e sobretudo médica, uma vez que estas alterações podem evoluir para tumores de pele.

Como funciona uma sessão de peeling a laser

O peeling a laser é realizado por meio de maquinários especiais capazes de produzir raios infravermelhos, segundo a técnica do laser de CO 2 pulsado. Estes raios infravermelhos dirigem-se para os pontos da epiderme a tratar, onde provocam a vaporização praticamente instantânea da água contida nas células. Desta forma, promove-se a remoção de células mortas do estrato córneo, ao mesmo tempo que estimula os tecidos subjacentes a produzirem novos tecidos saudáveis. Embora superficialmente possa parecer uma técnica muito impactante, na realidade o peeling a laser é considerado o tipo de peeling mais amigo da pele. Na verdade, apenas as células alvo são atingidas pelo feixe de luz pulsada, portanto os tecidos circundantes não são afetados. Além disso, é possível modular a intensidade do laser, adaptando-o às necessidades da pessoa que está sendo tratada, conseguindo tratar apenas áreas e espessuras específicas da derme. As microferidas causadas pela aplicação do laser são de tamanho microscópico e em poucos dias cicatrizam completamente. Dependendo do grau de penetração do laser na pele, o peeling pode ser:

  • muito superficial: trata-se apenas a camada mais externa da pele, com o objetivo de remover células mortas da superfície em caso de hiperpigmentação ou manchas na pele;
  • superficial: atinge a epiderme em profundidade um pouco maior, sendo utilizado em casos mais leves de fotoenvelhecimento;
  • média profundidade: neste caso a penetração do laser ultrapassa a epiderme, sendo indicada em casos de fotoenvelhecimento mais acentuado;
  • profundo: este é de longe o peeling a laser mais invasivo, portanto é utilizado apenas nos casos mais graves de fotoenvelhecimento.

Dicas para um peeling a laser seguro

O peeling a laser certamente não é um tratamento dermoestético que possa ser improvisado: por isso, o melhor é entrar em contato apenas com centros especializados onde trabalham profissionais qualificados. O laser é de facto capaz de causar graves danos orgânicos se utilizado de forma incompetente, pelo que a escolha do local a realizar o tratamento deve ser considerada com extrema cautela e não baseada na oferta mais conveniente. Mas como saber se você pode recorrer com segurança a um centro de tratamento e não a outro? Em primeiro lugar, é aconselhável ser recebido com hora marcada para obter informações sobre as possibilidades de tratamento das manchas que sofre, sobre as reais expectativas e sobre os procedimentos a seguir antes e depois do peeling a laser. A partir dessa entrevista você pode entender se a equipe com quem você está lidando é confiável e verdadeiramente competente. Exames cuidadosos da pele do paciente e fotografias antes e depois do tratamento são outros elementos que distinguem um bom centro de tratamento de um centro sui generis. Antes de se submeter ao peeling a laser, é imprescindível assinar o termo de consentimento informado. Ao assinar este documento, o paciente declara ter total conhecimento de todos os aspectos e potenciais riscos do tratamento que será submetido.

Publicato: 2012-07-13Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione