Como escolher o secador a gás

Asciugatrice a gas
Categoria: Arquivo Eletrodomésticos
Tag:
Condividi:

O clima na Itália não é tão ruim quanto o dos países nórdicos onde não só o número de dias de chuva supera os de sol, mas as horas reais de luz são escassas, tanto que é necessário o uso do secador. Os mais conhecidos são movidos a eletricidade e, embora existam no mercado modelos tecnológicos que oferecem o máximo potencial com baixíssimo consumo, não se revelam um bom investimento. A alternativa recomendada é o secador a gás que porém tem um custo mais elevado. Continue lendo este guia para obter conselhos úteis sobre como escolher o secador certo.

Quanto custa isso

O preço de um secador a gás ronda os 800 – 900 euros (contra 350 – 400 dos eléctricos). Um custo tão elevado depende do facto de existirem atualmente no mercado italiano poucos modelos e marcas estrangeiras (especialmente americanas) que também garantam assistência pós-venda. No entanto, a despesa se paga rapidamente, pois o consumo pode ser até 70% menor. Além disso, têm um impacto reduzido no ecossistema: este tipo permite reduzir os tempos de secagem e as peças também ficarão mais macias e fofas, facilitando as operações de engomar.

Condensação ou ventilação, qual escolher?

Os secadores a gás podem ser divididos em dois grupos, dependendo do sistema utilizado para eliminar a umidade: condensação e ventilação. Os condensadores, por sua vez, são divididos em dois subgrupos e podem introduzir o ar úmido diretamente para o exterior (não são recomendados no caso de ambientes pequenos) ou resfriá-lo por meio de um condensador. Neste caso pode ser transformado em água e reutilizado para o ferro (porque não contém calcário). Os secadores ventilados possuem uma mangueira semelhante à usada nas caldeiras. Para obter a máxima poupança energética é preferível adquirir produtos de classe A (ou os inovadores A e A ) para não ultrapassar os 3 kW de consumo, mesmo que os modelos mais recentes permitam secar uma carga de roupa de 1 quilograma em 3- 4 minutos com custo estimado de 20 centavos por hora de uso. Além disso, é importante adotar alguns pequenos cuidados como inserir a roupa centrifugada ao máximo e selecionar o programa de secagem adequado ao tecido das peças. Também pode ser útil acertar o temporizador e ligar a secadora durante a noite para aproveitar as vantagens da tarifa dupla.

Peso e tamanho

Os secadores a gás têm dimensões padrão de 60x60x85, mas também estão disponíveis versões com largura de 45 centímetros. Têm o mesmo formato das máquinas de lavar e a possibilidade de colocar a roupa para secar pela frente ou por cima. No seu interior encontra-se o cesto (em alguns modelos também está instalada a iluminação), o sistema de aquecimento, a ventoinha de refrigeração, o sistema de exaustão de gases e um filtro que recolhe cabelos e pó. Entre as opções está o prático sistema de som de final de programa com intensidade sonora variável (especialmente útil em caso de funcionamento noturno). Quando o secador a gás atinge o nível de temperatura necessário, o ar aquecido é soprado no tambor que gira para distribuir o calor uniformemente. O sistema de exaustão de gases, que consiste em uma tubulação, deve necessariamente ser instalado no exterior. Em comparação com os modelos elétricos, há também uma redução notável no ruído. Alguns modelos a gás são projetados para serem empilhados em cima da máquina de lavar, economizando ainda mais espaço.

Publicato: 2015-01-30Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione