Como cuidar da pele do rosto

Categoria: Arquivo Beleza
Tag:
Condividi:

Pele oleosa

A pele oleosa é caracterizada por excesso de sebo, muitas vezes associado a consequências como poros dilatados ou obstruídos, imperfeições, oleosidade. Para este tipo de pele é fundamental limpar o rosto da melhor forma possível, mas sem exagerar: muitas vezes tendemos a tentar ressecar demais a epiderme oleosa, criando o famoso efeito rebote, através do qual a pele excessivamente agredida responde com mais produção de sebo. Para o tratamento correto desse tipo de pele, então, será melhor adotar uma rotina de limpeza que não seja muito agressiva, alternando com tratamentos direcionados para serem usados duas ou três vezes por semana. A ferramenta mais indicada para a limpeza facial é um sabonete de baixa espuma e com PH variando de 4,5 a 5,5, preferencialmente composto apenas por ingredientes naturais. Também é importante não repetir a limpeza com muita frequência, para não agredir as defesas naturais da pele. Por fim, para completar o cuidado facial diário, é melhor não esquecer a hidratação adequada: um creme específico para peles oleosas, também livre de ingredientes agressivos e rico em substâncias seborreguladoras, será uma excelente ferramenta para manter o brilho sob controle. Além disso, uma ou duas vezes por semana, você pode usar alguns remédios naturais perfeitos para combater a oleosidade e as manchas típicas deste tipo de pele: uma máscara à base de argila, à qual você pode adicionar uma colher de pepino batido ou uma de limão. suco, pode ser deixado agir por um quarto de hora e depois enxaguado. Finalize o tratamento com algumas gotas de tônico adstringente ou óleo de melaleuca, para colocar em um algodão e passar primeiro nas áreas do rosto que tendem a ficar oleosas.

Pele seca

Se você sente frequentemente sensação de rigidez na pele ou percebe áreas do rosto que descamam facilmente, você tem pele seca que precisa de nutrição e hidratação. Comece a enfrentar o problema mudando seus hábitos: você pode tentar aumentar gradativamente a quantidade de água que bebe diariamente. Mime-a mesmo durante a limpeza, preferindo detergentes delicados ricos em substâncias emolientes: por exemplo, usar um sabonete enriquecido com manteiga de karité será excelente. Por fim, não se esqueça de usar um creme hidratante de consistência encorpada, que você mesmo pode enriquecer adicionando algumas gotas de óleo de jojoba ou de argan. Por fim, não se esqueça de agregar à sua rotina de beleza o uso de máscaras específicas para as necessidades da sua pele. Você pode fazer um misturando uma colher generosa de mel orgânico em uma tigela, à qual pode adicionar algumas gotas de óleo de lavanda, conhecido por suas propriedades calmantes e relaxantes. Aplique no rosto e deixe agir por pelo menos um quarto de hora, enxaguando tudo com o auxílio de uma esponja limpa e um pouco de água morna.

Pele sem brilho

O brilho da pele depende da sua capacidade de renovação e oxigenação. Você pode curar essa mancha a partir de sua dieta, adicionando à sua dieta mais frutas e vegetais ricos em propriedades antioxidantes e vitaminas . Além disso, um excelente aliado para o brilho do rosto é o esfoliante : é um tratamento cosmético muito útil para remover a camada superficial da epiderme, eliminando as células mortas e despertando o esplendor natural da pele. Você pode encontrar muitos no mercado, mas também pode fazer um facilmente com os ingredientes que encontra em casa. Se você tem pele delicada, por exemplo, basta adicionar uma colher de chá de açúcar mascavo a uma de mel: aplique a mistura no rosto com uma massagem delicada, insistindo levemente na testa, nariz e queixo. Enxágue tudo com água morna, finalize com um pouco de água fria para fechar os poros e admirar o resultado. Se você sofre de pele oleosa, porém, pode substituir o açúcar por uma colher de chá de bicarbonato.

Cravos

Eles são uma mancha irritante que pode prejudicar a beleza do seu rosto. São acúmulos de sebo oxidado que se depositam no interior dos poros, adquirindo a típica cor escura. Geralmente são encontrados nas áreas mais oleosas do rosto, como nariz, queixo e testa. Eliminá-los nem sempre é fácil, mas você pode tentar alguns remédios muito eficazes. No mercado, por exemplo, existem emplastros muito úteis para a remoção mecânica do mesmo: são aplicados na pele umedecida, aderem ao cravo e erradicam-no quando está rasgado. Se preferir fazer isso sozinho, você pode tentar usar um esfoliante purificante caseiro . Misture uma colher de bicarbonato de sódio com uma colher de chá de suco de limão, aplique na área a ser tratada e deixe agir por alguns minutos. Esfregue suavemente por alguns segundos antes de enxaguar e feche os poros com água fria ou um tônico leve à base de vinagre de maçã e extrato de hortelã. Para a limpeza diária da pele, caso ela tenha tendência a criar cravos, pode-se usar óleo de coco.

Pele que tende a ficar vermelha

Basta uma rajada de vento ou um raio de sol para sentir os seus efeitos no rosto: a sua pele fica vermelha com muita facilidade. Este é certamente um problema muito comum entre quem tem a pele muito clara, mas não só. Para tratar este tipo de pele o melhor é usar delicadeza e ingredientes naturais, aos quais você pode adicionar alguns toques de corretivo verde para mascarar as áreas mais vermelhas. Além disso, se quiser aliviar a inflamação e reduzir a vermelhidão do rosto, você pode tentar criar uma máscara à base de clara de ovo, leite e pepino. Crie uma pasta para aplicar no rosto com o auxílio de uma gaze, deixe agir por um quarto de hora e enxágue com água doce. Remova qualquer resíduo com água de rosas e algumas gotas de óleo de calêndula, conhecido por suas propriedades calmantes. Por fim, nunca se esqueça de proteger a pele com um creme facial hidratante especial com alta proteção solar.

Publicato: 2016-02-29Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione