Comida para cães

Categoria: Animais Arquivo
Tag:
Condividi:

Tipos de comida

Dependendo da raça do cão, do seu estado de saúde e da sua idade, podemos agrupar os tipos de alimentos para alimentá-lo em três categorias: ração seca, ração úmida e ração especial. Esta última é o tipo de dieta indicada para cães que apresentam problemas de peso ou de saúde em geral. Se o cão apresentar sintomas de doença hepática, ou falta de energia e vitalidade, é útil submetê-lo a um exame médico para identificar as causas e depois avaliar o tipo de dieta mais adequado. Produtos específicos custam um pouco mais que os alimentos comuns, pois são enriquecidos com nutrientes que ajudam o animal a voltar à saúde perfeita. Se, no entanto, o cão for saudável e não tiver quaisquer problemas de saúde, então você terá muitas opções de escolha entre os vários produtos alimentares para cães feitos especificamente para a sua nutrição. Você pode escolher entre uma ampla variedade de sabores e sabores, e notará imediatamente como seu cão tem suas próprias preferências quando se trata de comida: ele devorará alguns tipos de comida e, em vez disso, deixará o que não gosta na tigela . Portanto, considere quanto tempo a comida fica na tigela sem que o cachorro a coma, para ter certeza do que ele prefere. Tenha especial cuidado com isso, caso contrário o cão corre o risco de perder o apetite. Além disso, é um mau hábito dar ao cachorro o que sobrou da nossa mesa. O estômago dos nossos amigos não é uma lata de lixo onde cabe qualquer coisa! Outro conselho geral é não dar doces ou sorvetes aos cães, pois seus corpos não conseguem assimilar o sabor doce. Esses hábitos acabam produzindo sérios danos ao fígado e ao estômago, por isso é melhor prevenir qualquer problema com uma alimentação adequada.

Alimentos úmidos

São “comidas” clássicas feitas com vários ingredientes, que os cães demonstram gostar muito. Este tipo de ração para cães é adequada para qualquer raça, desde que seja um animal adulto, pois os filhotes podem não digeri-la facilmente. Entre as marcas mais vendidas encontramos o “Cesar”, na versão “Patè”, elaborado com carnes vermelhas, brancas e vegetais. Aqueles que deixaram seu cachorro provar essa comida relatam que lamberam as costeletas. O cheiro, então, não é nada desagradável, como costuma acontecer com alimentos úmidos. As “fatias com molho” da mesma marca são particularmente recomendadas. O risco é que os cães fiquem estragados ao experimentarem um sabor tão bom quanto a comida de bebê "César"! Não se preocupem, pequenos proprietários: os produtos “Cesar” não custam muito, a relação preço/qualidade é excelente. Os “Straccetti ao molho com frango, feijão verde e cenoura” da “Pedigree” também são indicados para cães mais jovens. Se o seu cão demonstra falta de apetite e pouco entusiasmo pela comida, experimentar este delicioso “guisado” com molho vai fazê-lo querer comer de novo! Pode ser servido sozinho ou com adição de croquetes. Obviamente, depois de aberta a embalagem, é aconselhável guardá-la na geladeira, para que os alimentos permaneçam inalterados. Outro alimento úmido saboroso e digerível para cães é o da marca “Best Dog”. É uma refeição completa e nutritiva, que ajuda o cão a manter-se em forma e com perfeita saúde. Uma marca clássica de ração para cães é a "Chappi", da qual recomendamos especialmente o "Bocconi" e o "Patè", ambos naturalmente muito saborosos. Dos “Friskies” você pode escolher os tipos “Menu completo” e “Mighty Dog”. Ao dar uma nova comida ao seu cão, observe-o por alguns dias para ver como ele reage à nova comida. Em alguns casos, podem ocorrer efeitos como diarreia ou, inversamente, episódios de prisão de ventre.

Alimentos secos

É um conjunto de alimentos que o cão deve mastigar, por isso os seus dentes devem ser fortes e saudáveis. Porém, se o cão for bastante idoso ou tiver problemas específicos de dentição, é melhor optar por alimentos úmidos e, portanto, mais macios. Recentemente o semanário “Il salvagente” publicou uma investigação sobre a qualidade das matérias-primas contidas nos croquetes das diversas marcas existentes no mercado. Muitas vezes foram encontradas substâncias e elementos que são verdadeiramente prejudiciais à saúde do cão. Abaixo informamos alguns dos resultados da pesquisa. Os croquetes da marca “Eukanuba” foram considerados “bons”: excelente higiene, 774 calorias por dose, gasto mensal de cerca de 21 euros, não foram encontradas contaminações microbiológicas de qualquer tipo, foram respeitadas as proporções corretas dos nutrientes que servem ao cão como uma necessidade diária. A opinião sobre os croquetes "Hill's" varia entre bom e excelente. A despesa mensal ronda os 12 euros. Foi encontrado um excelente equilíbrio entre os elementos nutricionais contidos, não há problemas microbiológicos, a ração é pura. A investigação também constatou que os croquetes de “Purina Pro Lan” (com arroz e frango), os de “Nutro Choice”, “Iams” e “Pedigree” eram “puros”. Os três melhores, em ordem, são:

  1. Purina Pro Lan;
  2. Colinas;
  3. Eu tenho escolha.

Os croquetes “Friskies vitality” (com legumes, cereais e frango), “Nova Foods” e “Royal Canin” (considerado medíocre) não se revelaram tão bons e saudáveis. Os alimentos secos da "Almo natura" são recomendados. Trata-se de ração orgânica, composta principalmente de polpa de carne. Além disso, esta empresa não pratica vivissecção e testes em animais. Esse é mais um motivo válido para comprar seus produtos, que aliás são muito bons. Seu cachorro vai notar!

Alimentos especiais

Esta categoria inclui alimentos dietéticos, indicados para cães que apresentam problemas de crescimento, como falta contínua de apetite, obesidade, estresse nutricional. Antes de administrar esses alimentos ao seu cão, é aconselhável que ele seja examinado por um veterinário, principalmente se você teme o aparecimento de problemas estomacais ou renais. Se o cão apresentar disfunção renal, é indicado um alimento dietético como "Hill's canine K/D". Segundo quem já experimentou com o amigo de quatro patas, esse alimento ajuda a recuperar a plena função renal em pouco tempo e é muito eficaz. Se o cão não for muito enérgico e dinâmico e apresentar sinais evidentes de cansaço, pode ser um período de “estresse nutricional”, que ocorre quando o corpo do animal não consegue assimilar os nutrientes de que necessita dos alimentos. Nestes casos é útil adquirir uma ração específica para cães, como a “Fórmula de Alta Caloria”. Muitos veterinários o recomendam, por exemplo, em tratamentos pós-cirúrgicos, para ajudar o cão a recuperar a energia física perdida. Bastam algumas doses deste alimento, pois é muito rico em calorias. O ideal seria dividir em três refeições diárias. Aqui está a lista de ingredientes contidos: farinha de frango, frango, farinha de peixe, cloreto de potássio, polpa de beterraba, grão de frango, DL-metionina, óleo de peixe. O único problema: nem sempre é fácil encontrá-lo! Depois, há os produtos “Dietas Veterinárias Eukanuba” específicos para cada tipo de problema. Existe o pacote “Intestinal” indicado para tratamento de distúrbios intestinais; “Fórmula Renal” em forma de croquetes para tratamentos específicos de disfunções renais; "Fórmula Dermatose FP" e outros. Obviamente que estas linhas específicas de produtos são recomendadas pelo veterinário, não é aconselhável administrá-las sem a sua supervisão. Por outro lado, nós, homens, quando temos algum problema de saúde, recorremos a medicamentos específicos para nos curarmos. Por que não deveria ser o mesmo para amigos de quatro patas?

Dicas para uma nutrição adequada

A água é o primeiro elemento que nunca deve faltar, seja qual for a dieta seguida pelo cão. Nunca se esqueça de encher a tigela com água, principalmente nos meses de verão, quando o calor obriga o cão a beber mais do que o normal. Se você levar seu cachorro para a praia, tenha sempre o cuidado de criar um cantinho para ele relaxar, com toalha e tigela. A desidratação é muito perigosa para os cães, acima de um certo nível (12-15%) pode ser letal. A energia é normalmente fornecida por lipídios, proteínas e carboidratos contidos nos alimentos. Em determinadas circunstâncias, como inatividade prolongada, gravidez, condições climáticas específicas, exercício físico prolongado, as necessidades energéticas podem aumentar. Nestes casos, como acontece com nós, homens, seria útil tomar suplementos específicos. Geralmente, o apetite dos cães tende a diminuir no verão, e é justamente nos períodos mais quentes que sua alimentação deve ser revista e corrigida. A regra geral é reduzir a ingestão de proteínas, de forma a promover também o processo metabólico e digestivo. Alguns acreditam que o cão é um animal onívoro, e não carnívoro. Por este motivo, o cão pode seguir uma dieta vegetariana sem nenhum problema, eliminando completamente a carne, o que a longo prazo pode criar sérios problemas devido à grande quantidade de “purinas” contidas. Como prova disso, muitos veterinários recomendam alimentar seu cão com ração seca em vez de ração úmida à base de carne. Uma dieta vegetariana garante as necessidades nutricionais que o animal necessita, sem qualquer deficiência proteica. Evite massas e pães refinados, pois possuem alto índice glicêmico; grãos integrais e legumes estão bem (mas sem excesso). Os croquetes de vegetais são excelentes, apreciados pelos cães e que não são testados em animais.

Alguns sites sobre amigos de quatro patas

Você está procurando alguns conselhos para ajudar seu amigo a crescer saudável e em forma? A web pode te ajudar nisso, através de alguns sites inteiramente dedicados aos amigos de quatro patas, com conselhos e sugestões sobre o mundo dos cães e muito mais. Um site muito interessante (que contém conselhos sobre como alimentar o seu cão) é o Tuttocani.it , o portal dedicado aos cães e aos donos, com uma série de “dicas” para se conhecerem melhor e conviverem facilmente. Seguindo este link você poderá ler conselhos sobre nutrição, escritos por quem entende de cães! Outro site colorido e divertido sobre o mundo dos cães é dallapartedelcane.it . Aqui você encontra absolutamente tudo: anúncios e apelos sobre cães, artigos sobre como treinar um cachorrinho, instruções sobre como criá-lo e alimentá-lo, etc. Navegando na web, também encontramos Zampette.it , o "site de Abruzzo dos ativistas italianos pelos direitos dos animais", um site completo e profissional, onde você pode encontrar diversos conselhos sobre como criar seus amigos de quatro patas, fazendo-os crescer fortes e saudáveis . Para qualquer dúvida e pedido de esclarecimento no site há uma linha direta com a Dra. Cristiana Graziani. Outro site que vale a pena mencionar para todos aqueles que têm ou desejam um cachorro é o Cani.com . As informações sobre cães variam em 360°, lá também há dicas de como fazer com que os cães fiquem com o "bronzeado" correto, e os cuidados necessários a serem tomados durante os meses de verão. Dentro do site há artigos sobre nutrição, inclusive o mais indicado para cães cães "atletas". de referência para todos os amantes de cães é o Cinomania.net . Aqui você encontra informações sobre raças e as diversas classificações, saúde, curiosidades sobre criação e acasalamento. Resumindo, é o site certo para quem tem paixão por cães, ou uma profissão que lhes diz respeito.

Publicato: 2010-04-03Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Migliori crocchette per cani

Melhor ração para cães

A ração é um alimento seguro e recomendado desde o desmame do nosso cão. Mas sabemos que escolher a comida para o nosso animal de estimação pode ser muito difícil. O importante é estar sempre atento às informações do rótulo. Vamos ver juntos como escolher a melhor ração.

2016-08-01Redazione
Tiragraffi per gatti

Postes para arranhar gatos

O poste para coçar gatos foi concebido para os nossos amigos de quatro patas que adoram dormir confortavelmente, brincar e afiar as unhas. Nada melhor que um modelo colorido, em tecido lavável e de tamanho adequado ao nosso gato. Continue lendo este guia para conhecer suas características e escolher o poste para coçar mais adequado para seu animal de estimação.

2015-08-24Redazione

Carrinho de cachorro

O carrinho de cachorro é o acessório certo para levar seu amigo para passear, se você estiver planejando uma viagem particularmente longa, por exemplo. Mas também é o veículo adequado para cães pequenos ou doentes; por isso é importante que tenha certas características, diferentes dependendo das necessidades do seu amigo de quatro patas. Mas como escolher o carrinho certo? A solução está neste guia.

2015-07-07Redazione

Cachorro

Fiel companheiro do homem por excelência, o cão muitas vezes não é apenas um animal, mas um verdadeiro membro da família em que vive. Falando de cães, certamente não podemos esquecer a sua vocação de ajuda ao homem, que acompanham há milénios no pastoreio e na protecção, até às mais modernas utilizações no domínio antidrogas e em caso de catástrofes naturais. Aqui está um guia sobre o cão e seu extraordinário papel na vida humana.

2011-07-21Redazione