Capô de carvão ativado

Categoria: Arquivo Eletrodomésticos
Tag:
Condividi:

Como funciona

Os filtros de carvão ativado aplicados em uma coifa têm a função de purificar o ar de forma eficaz. O carvão ativado tem a particularidade de reter partículas de sujeira e impurezas em geral; o ar que passa pelo filtro é reintroduzido no ambiente purificado e limpo . Lembre-se que este filtro não pode ser lavado nem reutilizado, mas deve ser descartado quando esgotar sua função. A duração depende da quantidade de ar que os atravessa e, portanto, do uso mais ou menos intenso a que são submetidos. A sua substituição regular garante uma óptima filtragem dos fumos e vapores no interior do exaustor. A título de orientação, pode-se dizer que com o uso médio, os filtros de carbono devem ser trocados aproximadamente a cada quatro a cinco meses. Junto com o filtro de carvão ativado costuma ser combinado um filtro anti-gordura, específico para substâncias oleosas. Sua finalidade também é proteger as partes internas do exaustor contra gorduras. É mais barato, é feito de acrílico e tem vida útil limitada, ao final da qual deve ser descartado. Os exaustores mais inovadores, mas também os de melhor qualidade, possuem filtros de alumínio ou aço. O de aço oferece máximo desempenho e também é agradável de olhar e pode ser lavado na máquina de lavar louça.

Características

Os modernos exaustores de carvão ativado têm designs inovadores e podem ser retráteis, ou seja, totalmente escondidos pelos móveis de parede, ou visíveis, bem integrados em formas e cores com o estilo do mobiliário da cozinha. Entre as últimas novidades no assunto está também a coifa perimetral . Como o nome sugere, é um exaustor que extrai não só na parte central, mas também em todo o seu perímetro. A maior superfície de sucção permite uma ação mais ampla e direcionada, que não deixa escapar fumos e vapores. Além disso, estas soluções de purificação do ar costumam ter uma superfície plana, portanto mais fáceis de limpar e também estão equipadas com almofadas especiais de absorção de som, de modo a reduzir realmente ao mínimo o ruído do elemento. Um aspecto importante dos exaustores de carvão ativado é a sua forma: adaptam-se a diferentes situações arquitetónicas, como cantos ou cozinhas com ilha central. Neste caso o aparelho é fixado ao tecto exactamente por cima da placa. O sistema de extração deve cobrir sempre toda a superfície utilizada para cozinhar, mas se isso não for possível pode ser remediado com um exaustor de maior potência, que ainda consiga extrair todos os vapores. É interessante notar que uma máquina um pouco mais potente do que o necessário aspira adequadamente em velocidade menor e, portanto, com menos ruído.

Como escolher

O ruído é de facto um factor a ter em conta na hora de escolher o modelo adequado às suas necessidades. Mais silenciosos do que antes, os exaustores devem produzir o mínimo de ruído possível para não incomodarem. O nível de ruído aceitável para um bom exaustor é de 50 a 70 decibéis; a indicação do valor real é dada no manual de instruções. A altura a que deve ser montada em relação à placa também é importante; deve ter 65 centímetros para evitar risco de incêndio, mas não superior a 90, para evitar a dispersão de fumaça e vapores. O último detalhe a considerar na avaliação da coifa de carvão ativado é a iluminação. Uma lâmpada neon ou halógena está sempre presente na estrutura para simplificar as operações de cozimento e torná-las mais seguras. Para sua própria segurança, é aconselhável verificar se o exaustor de carvão ativado possui certificação IMQ e, portanto, passou em todos os testes para garantir sua idoneidade e funcionamento. Tendo em conta todos os detalhes ilustrados até agora, que influenciam o preço final do produto, um bom exaustor ou exaustor de 60 centímetros com carvão ativado custa a partir de 80 euros. Optando por um exaustor de parede tipo "chaminé", o preço ronda os 200 – 250 euros, o que aumenta se desejar com acabamentos particulares, por exemplo em madeira. O custo dos exaustores profissionais que cobrem as cozinhas de ilha é mais elevado, podendo chegar aos 1.000 euros.

Publicato: 2016-04-04Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione