Bombas elétricas para sucção de água

Categoria: Arquivo faça você mesmo
Tag:
Condividi:

Características

As bombas podem ser do tipo combustão, ou seja, com motor que gera energia através da combustão do combustível, ou podem ser elétricas. Obviamente também existem alguns simples operados mecanicamente à mão, mas não os consideraremos neste guia. Este guia visa, portanto, orientar o consumidor na aquisição de bombas elétricas de sucção de água, ilustrando os diferentes modelos e as características de cada um. As principais características que devem ser consideradas são a sua prevalência e abrangência. Vazão significa quanta água pode ser movimentada pela bomba em um determinado período de tempo, portanto a vazão é uma quantidade dada pela razão entre o volume em metros cúbicos e o tempo em horas ou entre o volume em litros e o tempo em minutos, portanto é expresso em metros cúbicos/hora ou em litros/minuto. Cabeça significa a diferença máxima de altura que a máquina pode superar ao mover a água. Por exemplo, com uma altura manométrica de cinco metros, significa que não pode haver mais de cinco metros entre a superfície da água de onde aspiramos com a bomba e o ponto para onde a queremos movimentar. Os dois pontos são indicados respectivamente como bacia inferior e bacia superior. Então podemos levar em consideração as características de densidade e viscosidade, que geralmente são negligenciadas embora tenham certa importância no desempenho das bombas elétricas. Viscosidade significa a propriedade que um determinado fluido tem de resistir ao fluxo. Se o fluido for sempre água e, portanto, não variar, a viscosidade ainda varia dependendo da pressão e da temperatura da água. Densidade significa a relação entre massa e volume do fluido, uma vez que um fluido menos denso flutua sobre um fluido mais denso.

Para que servem

Existem diversas situações em que a utilização desta máquina é necessária. E para cada uma dessas situações e funções existe um modelo adequado para você. As bombas elétricas são capazes de sugar facilmente a água captada em poços ou proveniente de fontes naturais ou mesmo de cisternas artificiais. Já para o abastecimento de água para uso doméstico e familiar a solução mais adequada é instalar uma autoclave ou uma bomba de intervenção automática. Para poder esvaziar uma cave inundada ou bombear água de um recipiente para outro, é aconselhável escolher modelos submersíveis, também para quando for necessário bombear água suja. Outras funções que podem desempenhar são as de esvaziar uma piscina, ou um lago ou vala que se encheu de água; retirar a água da lavanderia; ou mesmo bombear de um recipiente de coleta de água da chuva para que essa água se torne aproveitável. Se necessita de uma bomba que lhe permita transferir uma grande quantidade de água em pouco tempo, pode escolher uma submersível de alta potência que lhe permita bombear de forma rápida e muito eficaz. Na verdade, existem modelos de alta potência também para movimentar água suja, não apenas água limpa.

Tipos

Se você deseja movimentar água limpa contendo impurezas de até 5 milímetros de diâmetro, recomendamos o uso de água submersa. Porém, se você deseja movimentar água suja contendo impurezas de até 38 milímetros de diâmetro, pode optar pelos modelos específicos para água suja. Existem modelos básicos que servem para múltiplas funções: por exemplo são perfeitos para regar, para aumentar a pressão, para aspirar água da torneira, da chuva ou mesmo água com elevadas percentagens de cloro como a de piscinas e de banheiras de hidromassagem . Os modelos básicos encontrados no mercado, além de robustos, também são leves e fáceis de manusear, portanto mais fáceis de usar. É aconselhável preferir modelos que tenham uma abertura ampla para facilitar o enchimento da bomba antes da sua utilização. Além disso, as pegas ergonómicas com que são frequentemente equipados facilitam o transporte. Se pretende uma bomba que não faça muito barulho durante o funcionamento, é uma boa ideia escolher uma que possua pés de borracha, elementos que ao mesmo tempo garantem a sua estabilidade e assim evitam vibrações. Muitos modelos estão equipados com um dreno de água que permite eliminar a água residual deixada na bomba, evitando não só o risco de danos por geada, mas também a formação de mofo e maus odores devido à água estagnada. É aconselhável adquirir bombas fabricadas com materiais de primeira qualidade. Para evitar possíveis danos e garantir que funcione sempre com segurança, os melhores fabricantes forneceram um revestimento cerâmico da bomba e um sistema de isolamento duplo entre o motor e o impulsor. Para proteger o motor do risco de sobrecarga, deve ser instalada uma chave de segurança térmica que dispara quando o motor superaquece, desligando-o automaticamente para que não ocorram danos.

Estrutura

Independentemente do tipo e potência da bomba elétrica, ela será composta por alguns elementos básicos:

  • um motor elétrico . Pode funcionar com indução ou escovas, dependendo se a potência é maior ou menor respectivamente. A potência, medida em quilowatts, permite entender qual será o consumo da máquina e quanta corrente elétrica ela absorve quando está em funcionamento, bem como quanta força ela transmite ao bombear;
  • um bloco de sucção e compressão . Esta é a parte mecânica da bomba. Distingue-se pela forma como consegue gerar vácuo ou comprimir um determinado líquido;
  • dos suportes . Geralmente são peças metálicas portantes (no caso de bombas que não entram em contato com líquidos externos) ou revestimentos estanques (no caso de bombas imersas no líquido que sugam).

Obviamente os tipos de bombas elétricas de sucção de água são diferentes, geralmente podem ser classificadas dependendo das formas que utilizam para criar o vácuo necessário para que um líquido se mova de um lugar para outro.

  • volumétrico : o líquido é movido, portanto empurrado ou sugado, por meio de uma mudança de volume ou deslocamento de volume. Ou seja, se mudarmos o volume muito rapidamente, a pressão do líquido também irá variar de acordo;
  • cinético : por meio de uma força se transmite um dinamismo, em palavras técnicas um movimento, para sugar ou empurrar o líquido, para movê-lo. Este é o tipo de funcionamento das bombas lineares, centrífugas e magnetofluidodinâmicas;
  • imersão : são modelos que ficam imersos no tanque que contém o líquido que se deseja movimentar. Assim ficam abaixo do nível do líquido que pretendemos aspirar, portanto não necessitam de sistemas de retenção de líquidos. Portanto, os modelos de imersão são mais simples porque requerem menos trabalhos de restauração, uma vez que nunca são criados entreferros durante a sua operação.
Publicato: 2013-10-08Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione