Bicicleta do quarto

Categoria: Arquivo Esportes e Fitness
Tag:
Condividi:

Para que serve

A bicicleta indoor é utilizada para treinar os músculos da parte inferior do corpo, principalmente das coxas e panturrilhas. Na parte superior do corpo está envolvido o coração, que deve bombear o sangue necessário ao esforço e à boa oxigenação de todo o corpo. Além disso, o exercício com a bicicleta indoor é ótimo para manter as costas retas, servindo assim como um excelente exercício postural. Depois, existem modelos particulares que combinam o movimento das pernas com outros movimentos a serem feitos com os braços para manter também os membros superiores treinados, mas na realidade a maioria dos modelos não os possui e se limitam à função de colocar as pernas em movimento. Para obter resultados no tônus muscular das pernas é necessário aplicar-se de forma consistente durante vinte minutos por dia, todos os dias, seguindo um programa de progresso que não seja muito cansativo ou abrupto, para aprender a associar bem o ritmo da respiração com o ritmo da pedalada. Ao começar a usar a bicicleta ergométrica é fundamental ir devagar, não forçar demais a capacidade de resistência física. Além disso, é muito importante alongar-se antes e depois dos exercícios na bicicleta ergométrica. É importante tentar manter um ritmo de pedalada constante, principalmente no início, para evitar um cansaço excessivo e contraproducente. Além disso, manter um ritmo constante também ajuda você a entender como manter a respiração constante. O treinamento só pode ser intensificado após duas semanas de atividade constante todos os dias durante vinte minutos. Ao aumentar a carga na resistência, é melhor fazê-lo gradualmente, por exemplo, não saltando da resistência 3 para 5, mas primeiro passando do nível de resistência 4. Começar a toda velocidade não é útil e não funciona, mas apenas produz o efeito de deixá-lo desanimado.

Características

A bicicleta estática é uma excelente ferramenta de treino que todos, jovens e idosos, podem utilizar sem perigo, até os idosos. É muito fácil de usar e ajustar e não é tão volumoso como outros tipos de equipamento desportivo. Treine não só as pernas, mas sobretudo o coração, melhorando a sua resistência ao esforço e prolongando assim a sua vida! Adequado para qualquer nível que você comece a praticar esportes, tanto para iniciantes quanto para pessoas já treinadas, e até mesmo para profissionais, pois basta variar o ritmo e os percursos que você escolhe para poder variar a dificuldade do treino. Os preços são muito variáveis, mudam consoante as funções que escolher, a partir de cerca de trinta euros só para os pedais, para usar sentado num sofá ou numa cadeira, ou a partir de um preço básico de cerca de cem euros para o primeiro verdadeiras bicicletas estáticas com modelos básicos, até mais de novecentos euros para modelos totalmente equipados. Realmente há algo para todos os gostos e bolsos! Quase todos os modelos possuem geralmente um display que informa todos os dados relativos ao percurso virtual escolhido, ou seja, a distância já percorrida, a velocidade num determinado momento, a velocidade média, o tempo de treino, tanto o já decorrido como o total estimado para completar o percurso definido, a estimativa de quantas calorias foram consumidas, a frequência cardíaca. Existem vários botões nos displays para visualizar todas essas diferentes informações e definir os vários modos de rota de sua preferência. Se desejar, também podem ser equipados com freio magnético para poder frear a qualquer momento sem ter que desacelerar progressivamente.

Vantagens

A bicicleta estática é certamente a ferramenta de fitness mais utilizada e conhecida em casa, muito versátil porque permite fazer uma série de treinos muito variados e assim nunca se aborrecer e desafiar continuamente os seus próprios limites de resistência e treino. É extremamente vantajoso porque permite fazer fitness a qualquer hora do dia, em qualquer clima, no seu quarto com total tranquilidade. É perfeito para atividades aeróbicas que auxiliam principalmente o coração e todo o sistema circulatório e respiratório. Por isso, é bom tanto para atletas profissionais quanto para quem deseja apenas manter o bem-estar físico e mental e a boa forma física. As vantagens que derivam do seu uso constante são muitas. Vão desde a possibilidade de perder peso para quem precisa, à melhoria da resistência pulmonar e cardíaca, ao desenvolvimento de um bom tónus muscular para pernas firmes, ao treino das articulações dos joelhos e tornozelos. A gama de modelos disponíveis no mercado é vasta, pelo que pode realmente personalizar cada tipo de regulação e também pode escolher o design com maior efeito estético e também com excelente funcionalidade. Além disso, pode escolher de acordo com o seu gosto, pode optar por aqueles com dimensões mínimas, talvez limitadas apenas aos pedais, ou escolher outros com todos os acessórios possíveis e imagináveis, como verdadeiros atletas. Existem bicicletas com displays que são muito fáceis de decifrar porque apenas ilustram as funções básicas, e outras com inúmeras regulações para todos aqueles que não querem abrir mão dos detalhes. Além disso, não é certo que a bicicleta tenha que fazer barulho: há aquelas que são totalmente silenciosas, que não produzem ruídos incômodos e garantem um movimento contínuo e fluido, sem solavancos. Este produto é perfeito para ser colocado em casa sem ser invasivo porque não ocupa muito espaço, além de ser excelente para usar nos pequenos momentos que temos disponíveis entre uma tarefa e outra.

Como usar

A bicicleta indoor deve ser utilizada com bom senso, começando aos poucos e depois intensificando os treinos em termos de resistência e velocidade. É melhor evitar andar de bicicleta se você já sofre de problemas nos joelhos, pois os problemas nessas articulações podem piorar. Antes de se dedicar ao treino é aconselhável fazer um exame médico completo com eletrocardiograma para garantir que o seu corpo está apto para este tipo de atividade física, mesmo que praticada em nível não competitivo. Devemos lembrar de estar atentos às informações que aparecem no display da bicicleta ergométrica, pois, embora à primeira vista possam parecer uma concentração de números de difícil compreensão, na verdade são informações muito úteis para regular o nosso treino e progresso. Na verdade, o display mostra as calorias queimadas, a resistência carregada e o tempo de treino. É possível definir diferentes tipos de percursos, que imitam caminhos montanhosos ou planos, dependendo da resistência adquirida nos vários treinos. A bicicleta indoor está se tornando cada vez mais popular como uma ferramenta prática e fácil de usar para o fitness DIY, que nem exige que você saia de casa para treinar. Estas bicicletas espalharam-se por toda a Itália desde a década de 1980 e desde então esta tendência tornou-se cada vez mais popular, precisamente porque é uma forma eficaz, prática e agradável de treinar em casa. O país do mundo onde estas bicicletas são mais utilizadas são os Estados Unidos da América, mas agora mesmo na Europa estas máquinas de exercício são muito comuns não só em ginásios, mas também em residências particulares. Justamente por isso existem hoje muitos modelos com diferentes características e preços acessíveis a todos.

Tipos

O quadro de uma bicicleta estática é muito semelhante ao de uma bicicleta real, a principal diferença é que em vez de rodas existem bases de apoio para a ferramenta no chão. Existem vários tipos de guiadores à sua escolha, normalmente os guiadores semelhantes aos das bicicletas de corrida são os preferidos porque permitem três pegas e posições diferentes dos braços durante o treino. Além disso, existem também halteres móveis que podem ser segurados para movimentar os braços para frente e para trás, treinando assim não só as pernas, mas também os membros superiores do corpo. Esta medida técnica compensa o facto de numa bicicleta os braços nunca ficarem tensos ou em movimento, ao contrário do que acontece na estrada, pois quando pedalamos numa bicicleta normal temos que manter com os braços não só a direcção e o equilíbrio mas também temos que lidar com os solavancos que a bicicleta sofre no chão ao resistir com os braços. Na parte traseira da bicicleta estática existe um volante que pode ser ajustado para dar mais ou menos resistência à pedalada, de forma a treinar as pernas de uma forma diferente, simulando a presença de subidas, trechos planos ou descidas no ciclismo virtual percurso que pode ser percorrido de bicicleta. Os resistores podem funcionar de diversas maneiras, na verdade existem os magnéticos, os de buffer (também chamados de de correia), os de ar e os eletromagnéticos. Os modelos mais antigos são os pad, que agora estão se tornando obsoletos. Em vez disso, os mais modernos são magnéticos e permitem treinar com um movimento fluido, suave e silencioso.

Publicato: 2013-06-09Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione