Banho de Pássaro

Categoria: Arquivo Jardinagem
Tag:
Condividi:

Para que serve

Nos jardins, especialmente nos das zonas mais urbanizadas, a recriação de um ambiente natural responde a uma vontade específica de redescobrir o contacto com a natureza, muitas vezes negado aos habitantes das pequenas e grandes cidades. Esses jardins também podem ser criados da melhor maneira possível, mas a vegetação por si só pode não ser suficiente: só a presença de animais como pássaros e borboletas, de fato, é capaz de deixar o ambiente um pouco mais parecido com o natural. Para atrair para o jardim os pequenos pássaros que vivem nas proximidades, é possível adotar um expediente muito simples, mas ao mesmo tempo eficaz: um bebedouro para pássaros. Estas pequenas bacias de água representam um atrativo irresistível para as aves, pois aqui podem encontrar o que necessitam para matar a sede e limpar o corpo. Talvez nem todos saibam que as aves são animais muito limpos, que cuidam frequentemente da sua plumagem, e para isso precisam de água limpa. Uma bacia ou banheira no jardim, contendo água doce, representa o local ideal para os pássaros descansarem e se dedicarem à limpeza de suas penas e penas. Desta forma, as aves se livrarão da plumagem morta e de quaisquer parasitas presentes (como ácaros). Durante os meses de verão os bebedouros assumem ainda maior importância, pois os mais pequenos poderão encontrar água para matar a sede e até um pouco de refresco.

Características

Os filhotes não precisam de grandes quantidades de água, pois seu tamanho corporal é pequeno; além disso, a profundidade da água, mesmo que apenas alguns centímetros mais profunda do que o necessário, pode constituir um sério risco de afogamento. É por isso que é aconselhável nunca encher os bebedouros com quantidades excessivas de água: para as suas abluções, geralmente são suficientes profundidades de apenas 5 a 8 centímetros. No mercado você encontra diversas soluções em relação aos bebedouros para pássaros. Por exemplo, banheiras de plástico ou metal de diferentes tamanhos, formatos e profundidades estão disponíveis em lojas de bricolagem ou de jardinagem, ideais para colocar num canto tranquilo do jardim. Estes tanques são enterrados após a escavação de um buraco, pelo que a sua instalação é muito simples. Como alternativa a estes tanques ao nível do solo, existem também modelos montados num elemento de suporte vertical que protege as aves dos ataques de predadores. Estes tanques, além de serem mais seguros para pequenos pássaros, também são bonitos e por isso integram-se perfeitamente na estética de qualquer jardim. Para os amantes do faça você mesmo, nada impede que você construa um bebedouro para pássaros com as próprias mãos. Basta adquirir uma lâmina impermeável com pelo menos 0,6-0,8 mm de espessura, e entre as mais baratas do mercado estão, por exemplo, as de polietileno. Prossiga cavando um buraco no solo de pelo menos 40-60 centímetros de diâmetro, eliminando raízes, pedras e qualquer outro objeto que possa danificar a folha. Coloque uma camada de areia de 2 a 4 centímetros no fundo do buraco, após a qual a lâmina é espalhada, fixando as pontas ao solo com pedras ou estacas, ou enterrando as bordas. É importante que o lençol se estenda no solo por uma margem de pelo menos um vão ao redor do tanque, para evitar que a água espirrada pelas aves seja absorvida pelo solo ao redor, virando lama. Depois de encher a banheira com água, é possível colocar no seu interior algumas pedras que emergem parcialmente da superfície para criar pontos de apoio adicionais para os pequenos hóspedes.

Instalação e manutenção

Antes de proceder à colocação de um bebedouro para pássaros é fundamental avaliar cuidadosamente a sua localização. Se é verdade que os pássaros são atraídos pela água, é igualmente verdade que estes pássaros representam uma atração irresistível para os gatos que inevitavelmente tentarão atacá-los. Por este motivo, o aquário deve ser posicionado em local bem afastado de qualquer elemento do jardim que possa ser explorado pelos felinos para suas emboscadas, como sebes, grama alta, muros, arbustos ou árvores. O local ideal é um espaço aberto e arejado de onde as aves possam monitorar constantemente a situação e escapar assim que um predador chegar. A água contida no tanque deve ser reabastecida periodicamente, principalmente no verão, quando as altas temperaturas fazem com que evapore muito rapidamente. É importante que a água esteja sempre limpa e fresca e, se necessário, é aconselhável substituí-la completamente. Aproveitando o esvaziamento temporário do tanque, é aconselhável limpar o fundo retirando terra, seixos e todo material que nele tenha caído acidentalmente; se necessário, você também pode raspar com uma esponja qualquer cobertura de algas que possa se formar no fundo ou na borda do recipiente.

Publicato: 2013-05-01Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione