Bainha ardósia

Guaina ardesiata
Categoria: Arquivo Lar
Tag:
Condividi:

Características técnicas

Cada vez com mais frequência decidimos fazer pequenas melhorias ou alterações nas estruturas das casas para tornar o ambiente em que vivemos mais seguro. Para realizar estas actividades é portanto necessário utilizar materiais de um determinado tipo que podem ser económicos mas também absolutamente fiáveis. É por isso que quando precisamos cobrir e isolar um piso a solução mais adequada para muitos é a bainha de ardósia . É um material constituído por uma fina membrana capaz de garantir excelente impermeabilização e isolamento térmico . A razão que normalmente leva à escolha deste revestimento é o facto de ser construído com um acabamento superficial particular que confere resistência à passagem do tempo. Além disso teremos também um belo efeito estético, que outros materiais não permitem. Na verdade, é possível adquirir no mercado rolos de revestimento ardósia em vários tons de cor para obter efeitos cromáticos encantadores. Entre as cores disponíveis temos verde , preto , cinza e branco que permitem adaptar a capa a qualquer ambiente.

Bainha transitável

Na realidade, as bainhas de ardósia podem ser pisadas, mas sem exagerar, pois a passagem frequente e contínua pode causar a ruptura das lascas superficiais. Se, no entanto, você quiser tornar a superfície transitável , pode cobrir tudo com um pavé autotravante ou uma camada de concreto . Normalmente um telhado deste tipo fica exposto para facilitar a manutenção, sem a obrigatoriedade de remoção do piso. Alternativamente, para melhorar a sua consistência, é possível sobrepor um ou mais rolos de revestimento de ardósia para serem colocados na direção oposta ao primeiro. Além disso, para proteger a bainha das intempéries e do sol, é aconselhável cobri-la com uma fina camada de tinta acrílica que preservará o produto. Para quem necessita de maior resistência, também é possível optar por algumas variantes de revestimento de ardósia que garantem uma caminhabilidade específica ou a possibilidade de revestimento da superfície.

Preços para compra

Cada rolo de revestimento ardósia pesa aproximadamente 4kg por metro quadrado e tem 4mm de espessura. Este tipo de material é muito resistente pois não é atravessado por nenhum tipo de elemento estranho, seja sólido ou líquido. Outra vantagem é o custo relativamente baixo já que o preço médio do metro quadrado oscila entre os 5 e os 6 euros. O valor oscila entre os 8 e os 9 euros se decidirmos comprar uma bainha de ardósia colorida, mas que terá a mesma espessura.

Bainha ardósia autoadesiva

Outro tipo de bainha ardósia é autoadesiva, ou seja, coberta com uma camada de adesivo em um dos dois lados. Esta versão do produto é frequentemente utilizada para cobrir pisos de madeira, mas deve ser excluída em locais de clima frio, para os quais as membranas a serem colocadas a quente com auxílio de maçarico são mais adequadas. A bainha autoadesiva é especialmente apreciada pelos entusiastas do DIY pela sua facilidade de instalação, mesmo que o preço seja ligeiramente superior ao da bainha tradicional e possa geralmente atingir os 15-16 euros. O custo é, portanto, um pouco mais caro, mas por outro lado permite economizar nos materiais necessários para a instalação a quente.

Como colocar revestimento de ardósia

A instalação é extremamente fácil e pode ser realizada por quem possui o mínimo de habilidade manual e praticidade com trabalhos de alvenaria. Muitas vezes é preferível aplicar a bainha ardósia com a ajuda de um maçarico a gás, mas é aconselhável não queimar demasiado a área visível que deve permanecer intacta e sem danos para realizar a sua função isolante. Porém, lembre-se de colocar o revestimento somente quando a superfície estiver completamente seca para evitar problemas de vedação. Para completar a instalação teremos que obter alguns rolos de revestimento, cujo número dependerá da extensão da superfície a cobrir. Precisaremos, portanto, de aspirador de pó, maçarico a gás , espátula , calçado de segurança, luvas e óculos de proteção. Primeiramente teremos que utilizar o aspirador ou vassoura para retirar com cuidado qualquer possível resíduo de sujeira da superfície a ser coberta. Posteriormente, devemos cortar o rolo de revestimento em tiras de comprimento pelo menos 10 cm mais largo que a extensão da superfície a impermeabilizar, de modo a sobrepô-las ao longo dos pontos de junção. Depois de obter as tiras de cada rolo devemos enrolá-las novamente com bastante precisão e assim poderemos colocar cada um destes rolos na extremidade do pavimento a cobrir. Ficaremos então atrás do próprio rolo em uma posição central e o desenrolaremos com uma mão enquanto com a outra teremos que queimar com o maçarico a gás a parte da bainha que deve aderir ao chão antes de colocá-lo. Por último, é aconselhável aquecer ligeiramente também a parte visível da bainha ardósia. Depois de terminar de desenrolar a tira, basta flambar as pontas (tentando não queimá-las) e depois de as sobrepor, basta pressionar com uma espátula para que adiram bem. Se uma das extremidades do pavimento encostar a uma parede ou outra superfície, será importante criar uma aba de cerca de 20 cm que colocaremos e fixaremos na parede em questão. Desta forma evitaremos que o ângulo de convergência entre o piso e a parede se torne um ponto fraco sujeito a possíveis infiltrações e estagnações. Concluindo, podemos afirmar com segurança que a bainha ardósia é cómoda e de elevada qualidade mas também é necessário instalá-la de forma séria e pontual para evitar surpresas desagradáveis. Na verdade, muitas vezes tendemos a “culpar” o material, mas geralmente o principal problema é justamente a fase de cobertura que deve ser realizada por pessoas que tenham um conhecimento mínimo dos factos. Especificamente, é fundamental estar ciente de que para obter um bom resultado é imprescindível deixar o piso “pronto” para receber o revestimento. Outro aspecto que não deve ser subestimado é também a criação de pontos de junta que devem ser cortados com precisão e prensados de maneira uniforme. Além disso, uma vez concluída a obra, não devemos em absoluto perfurar ou cortar a superfície coberta com a bainha de ardósia, pois isso pode não garantir a correta impermeabilidade, frustrando assim os nossos esforços.

Publicato: 2016-04-27Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Sistema antifurto sem fio no kit: como escolher

Quase todos os roubos ocorrem quando não há ninguém em casa, e nos últimos anos os roubos a residências aumentaram, tanto que segundo algumas estimativas foram roubados bens no valor de cerca de 40 milhões de euros, praticamente um roubo a cada 2 minutos. Por esta razão pode ser interessante equipar-se com um kit anti-roubo wireless, um sistema de baixo custo que pode ajudá-lo a tornar a sua casa à prova de ladrões.

2021-09-26Redazione

Alarme residencial: como escolher e instalar

O alarme anti-roubo residencial é um produto tecnológico que exige muito cuidado na sua escolha, pois é a ele que confiamos a nossa tranquilidade quando estamos no apartamento e principalmente quando saímos. Entre sistemas perimetrais, sensores volumétricos, tecnologias infravermelhas, microondas e rádio, a escolha muitas vezes é muito complicada, aqui está um guia que o ajudará a esclarecer.

2021-09-01Redazione
Migliori cover Samsung S9

Melhores capas para Samsung Galaxy S9

Quando você compra um smartphone do calibre do Samsung Galaxy S9 você não pode simplesmente esperar não arranhá-lo ou estragá-lo: torna-se necessário comprar uma capa que funcione como proteção, mas que também seja capaz de melhorar a aparência estética e a funcionalidade do telefone.

2018-05-24Redazione
Migliori cover iphone x

Melhores capas para iPhone X

O Iphone Dado o seu custo considerável, é altamente recomendável utilizar uma capa que proteja o smartphone preservando ao mesmo tempo a sua integridade e funcionalidade. E são tantas as capas desenhadas e criadas especificamente para o iPhone X: vamos ver quais são as melhores.

2018-01-17Redazione