Aquaterrário para tartarugas

Categoria: Animais Arquivo
Tag:
Condividi:

Características dos aquaterrários

As tartarugas que frequentemente ficam alojadas nas nossas casas são répteis que vivem em terra (tartarugas terrestres) ou pertencem a espécies mais ligadas a ambientes húmidos (tartarugas aquáticas). Para este último, o local ideal para viver e reproduzir é representado pelo aquaterrário, estrutura que – como o nome sugere – tem no seu interior tanto água livre onde o animal pode circular livremente, como um substrato sólido representado, por exemplo, de rochas ou pedaços de madeira. Embora as tartarugas sejam geralmente animais de pequeno porte, suas necessidades em termos de espaço de vida não devem ser negligenciadas, principalmente se você pretende hospedar mais de um exemplar em seu aquaterrário. Em termos muito gerais pode ser útil lembrar uma regra simples: quanto mais espaço disponível, maior será o bem-estar do animal. Na verdade, as tartarugas, ao contrário da crença popular, são animais curiosos, tendem a nadar e a movimentar-se, quando necessário caminham e escalam e adoram deitar-se ao sol. Para evitar "surpresas" desagradáveis, antes de adquirir um novo exemplar de tartaruga é fundamental saber o tamanho que o animal é capaz de atingir na idade adulta: e isso para evitar que, no futuro, o aquaterrário não seja mais adequado. para acomodá-lo facilmente. Por exemplo, espécies como o amplamente difundido Trachemys ou Emydura subglobosa requerem aquaterrários de grande volume (pelo menos 120 x 50 x 50 centímetros), enquanto espécies menores (como o Sthernotherus odoratus) também podem "se contentar" com aquaterrários de menor tamanho. (80 x 40 x 40 centímetros também pode servir). É melhor um aquaterrário aberto ou fechado? No caso de dimensões pequenas, um aquaterrário que pode ser fechado com tampa pode ser facilmente transportado se necessário. Porém, se o aquaterrário for grande, é sem dúvida preferível um tipo aberto que permita fácil circulação de ar e boa iluminação.

Níveis de água, temperatura e iluminação no aquaterrário

A profundidade ideal da água dentro do aquaterrário deve ser avaliada com base no tamanho e comportamento típico do animal: como as tartarugas se alimentam caçando na água, é bom que tenham disponível pelo menos uma profundidade que as permita, apoiando as patas traseiras. o fundo, para ficar completamente imerso, exceto a cabeça. Embora possa ser fornecido um volume suficiente de água nos aquaterrários para acomodar os peixes, desaconselhamos vivamente a coexistência de tartarugas e espécies de peixes nos mesmos espaços. A razão é simples: os peixes geralmente tendem a sujar muito a água, e a “coexistência” de dois animais tão diferentes em hábitos, comportamento e dieta às vezes pode ser difícil. Dado que as tartarugas destinadas aos aquaterrários domésticos provêm geralmente de países tropicais ou subtropicais, a temperatura da água não deve desviar-se muito do intervalo ideal entre 24 e 27°C. Águas excessivamente quentes ou, pelo contrário, particularmente frias são igualmente prejudiciais para os pequenos répteis: no caso de temperaturas abaixo do ideal, as tartarugas tornam-se facilmente vítimas de parasitas e doenças, perdem o apetite e podem até morrer. No verão o aquaterrário pode ser posicionado próximo a uma janela, permitindo assim que os raios solares iluminem o ambiente e melhorem a saúde dos seus pequenos hóspedes que, como todos os animais de sangue frio, adoram estar ao sol. Se possível, também pode colocar o aquaterrário num terraço ou varanda, tendo o cuidado de não o deixar exposto nas horas mais quentes do dia e se as noites forem particularmente frescas. Os choques térmicos são, de facto, um factor extremamente perigoso para as tartarugas. Na ausência ou escassez de luz natural, você também pode usar lâmpadas de néon especiais para répteis que são capazes de fixar vitamina D, desempenhando essencialmente a mesma função dos raios solares. Para manter uma boa temperatura do ar, basta utilizar lâmpadas de aquecimento especiais.

Acessórios para aquários

Nas lojas especializadas é possível adquirir diversos tipos de acessórios capazes de enriquecer e otimizar o aquário de tartarugas tanto ao nível da habitabilidade das tartarugas como ao nível estético. Em qualquer aquaterrário de tartarugas o elemento indispensável é sem dúvida representado pelas superfícies de apoio . Na verdade, as tartarugas aquáticas, apesar de estarem intimamente ligadas a este elemento, ainda necessitam de superfícies secas para descansar e se expor aos raios de luz. Existem muitos tipos destes acessórios, a escolher em função das necessidades e gosto pessoal do animal: elementos rochosos, troncos de madeira ou cortiça, estruturas plásticas ou, ainda, plataformas flutuantes equipadas com ventosas para ancoragem. Evite madeira "natural", pois pode apodrecer: a madeira deve obrigatoriamente ser tratada. Outro acessório de fundamental importância para o aquaterrário é um bom esquentador que permite, graças a um termostato regulável, garantir à água a temperatura ideal para as tartarugas. Geralmente é um dispositivo de baixo custo, que sempre vale a pena comprar porque as tartarugas (sendo animais de sangue frio) são indefesas contra temperaturas excessivamente altas ou baixas. Além do aquecedor de água, outro acessório útil é o aquecedor de ar semelhante: geralmente é uma simples lâmpada que, ao emitir raios infravermelhos, permite que a tartaruga receba uma quantidade adequada de calor. Como as tartarugas são animais que tendem a sujar muito a água, a presença de um sistema de filtragem é altamente recomendada, principalmente se o aquário abrigar vários exemplares. Os acessórios não essenciais, mas certamente agradáveis, são representados por todos aqueles acessórios decorativos que dão um toque extra ao aquário. Estes acessórios, com fins essencialmente estéticos, podem ser por exemplo pequenas palmeiras, seixos coloridos, estatuetas ou outros objetos de formatos diversos. O importante é que sejam produzidos em materiais atóxicos e que não sejam muito pequenos: as tartarugas, na verdade, podem ingeri-los por engano.

Manutenção do aquaterrário

A manutenção correta e periódica do aquaterrário é fundamental para garantir o bem-estar dos seus pequenos hóspedes. Em primeiro lugar, a água deve ser mantida sempre limpa e límpida, não só porque as tartarugas não gostam de água turva e suja, mas também por razões puramente higiénicas. Água suja certamente não é a melhor coisa para se ter em casa, pois exala um odor decididamente desagradável; por esse motivo, a água deve ser trocada sempre que necessário. Durante os meses quentes, as tartarugas são animais muito ativos, que tendem a sujar a água rapidamente: neste período do ano, a limpeza e a troca da água também podem ser necessárias duas ou três vezes por semana, mas até todos os dias. Pelo contrário, nos períodos mais frios as tartarugas são muito menos vivas e muitas vezes hibernam: neste caso pode ser suficiente mudar a água a cada 10-15 dias. Muito úteis são as bombas filtrantes de aquário, que graças à presença de elementos filtrantes permitem manter a água limpa; estes dispositivos são praticamente indispensáveis em grandes aquários, para os quais não é possível realizar uma limpeza completa. Os componentes do filtro (composto por bomba de sucção, carvão ativado e esponja) devem ser limpos regularmente e isentos de depósitos de algas e sujeira acumulada. Nas operações de limpeza, que devem ser realizadas pelo menos semanalmente, não devem ser utilizados produtos químicos (que podem ser tóxicos para as tartarugas): geralmente a água quente é mais que suficiente. Existem no mercado aspiradores de aquário práticos que permitem esvaziar tanques maiores (que não podem ser virados) utilizando o princípio dos vasos comunicantes. Esses aspiradores consistem em um pequeno recipiente preso a um tubo de borracha, e o movimento da água é ativado enchendo-se completamente o tubo e levando a extremidade a um nível inferior à superfície da água.

As melhores marcas para aquários

Atuam no mercado inúmeras empresas que produzem e comercializam acessórios e componentes para aquaterrários. Aqui está uma seleção dos melhores: Projeto Exótico Esta atividade nasceu da paixão de marido e mulher, dois entusiastas de répteis que decidiram especializar-se no setor. Além de secções dedicadas aos animais (répteis, anfíbios e aves), à sua nutrição e aos acessórios essenciais para o seu cuidado, o site dispõe ainda de uma loja online. Aqui é possível adquirir, além de componentes e rações, também animais vivos; no entanto, é necessário especificar que (obviamente) o envio não está previsto, mas a coleta dos exemplares é realizada diretamente na sede em Dalmine (Bg). Aquaplantarum Aquaplantarum é uma empresa fundada recentemente graças à paixão dos fundadores e apresenta-se como um elemento inovador no mundo da aquariofilia, especialmente de água doce. Esta loja está sediada na província de Torino, em Beinasco, sendo também possível efetuar compras através da cómoda loja online Aquaplantarum que oferece uma vasta seleção de produtos com interessantes ofertas especiais. Entre as marcas abrangidas, você encontra produtos da Aquarium System Sicce, Tetra, Sera, Forwater, Ocean Nutrition, Askoll e muitas outras. Aquariumshop Na bem abastecida Aquariumshop você pode adquirir os melhores produtos de diversas marcas especializadas em aquários. O envio é gratuito para despesas superiores a 100 euros, sendo oferecida a possibilidade de efetuar pagamentos com cartão de crédito, transferência bancária, PayPal ou contra-reembolso. AcquarioMania Esta loja é especializada na construção e venda de aquários por medida, lidando também com o comércio de répteis, peixes tropicais (de água doce e marinhos) e muitas outras espécies, bem como alimentos e acessórios para decoração e manutenção. Na bem abastecida loja online é possível adquirir produtos de qualidade relacionados com o mundo aquático, bem como publicações, revistas e guias em papel dedicados ao cuidado dos animais.

Onde comprar

A aquisição de um aquaterrário destinado a albergar tartarugas oferece inúmeras possibilidades no mercado, sendo possível efetuar a compra quer num ponto de venda local, quer recorrendo a soluções online em sites de empresas que oferecem esta opção. A escolha de uma ou outra solução está claramente ligada às preferências pessoais, ao tipo de produtos que pretende adquirir e à presença (ou não) de pontos de venda especializados na zona envolvente. Existem inúmeras cadeias de lojas "físicas", tanto geridas por empresas privadas como pertencentes a grandes cadeias de lojas especializadas em produtos para aquários. Uma opção que às vezes pode ser útil também é representada pelos hipermercados, supermercados e grandes pontos de venda que geralmente possuem pequenas seções dedicadas ao cuidado de tartarugas, peixes e outros pequenos animais. A solução mais aconselhável é, sem dúvida, dirigir-se a lojas especializadas, onde é possível falar com pessoal competente e experiente, capaz de esclarecer quaisquer dúvidas e aconselhar na compra. Tal como noutros aspectos relacionados com o consumo, a solução mais barata nem sempre é a preferida: muitas vezes os produtos mais baratos são também os de qualidade mais baixa. É portanto melhor gastar mais alguns euros mas ter a certeza de levar para casa um produto de qualidade, seguro e controlado. Uma solução decididamente mais prática, ainda que menos predisposta ao contacto humano, é sem dúvida representada pelas compras online. Na verdade, existem muitas lojas de produtos para animais de estimação que oferecem um método de compra semelhante e que aceitam diferentes formas de pagamento, como transferência bancária, pagamento na entrega, PayPal, cartões de crédito ou Postepay. A utilização de compras online permite-lhe muitas vezes comprar produtos a preços mais baixos do que os praticados nas lojas, com a comodidade adicional de entrega directamente em sua casa.

Publicato: 2011-06-24Da: Redazione

Potrebbe interessarti

Migliori crocchette per cani

Melhor ração para cães

A ração é um alimento seguro e recomendado desde o desmame do nosso cão. Mas sabemos que escolher a comida para o nosso animal de estimação pode ser muito difícil. O importante é estar sempre atento às informações do rótulo. Vamos ver juntos como escolher a melhor ração.

2016-08-01Redazione
Tiragraffi per gatti

Postes para arranhar gatos

O poste para coçar gatos foi concebido para os nossos amigos de quatro patas que adoram dormir confortavelmente, brincar e afiar as unhas. Nada melhor que um modelo colorido, em tecido lavável e de tamanho adequado ao nosso gato. Continue lendo este guia para conhecer suas características e escolher o poste para coçar mais adequado para seu animal de estimação.

2015-08-24Redazione

Carrinho de cachorro

O carrinho de cachorro é o acessório certo para levar seu amigo para passear, se você estiver planejando uma viagem particularmente longa, por exemplo. Mas também é o veículo adequado para cães pequenos ou doentes; por isso é importante que tenha certas características, diferentes dependendo das necessidades do seu amigo de quatro patas. Mas como escolher o carrinho certo? A solução está neste guia.

2015-07-07Redazione

Cachorro

Fiel companheiro do homem por excelência, o cão muitas vezes não é apenas um animal, mas um verdadeiro membro da família em que vive. Falando de cães, certamente não podemos esquecer a sua vocação de ajuda ao homem, que acompanham há milénios no pastoreio e na protecção, até às mais modernas utilizações no domínio antidrogas e em caso de catástrofes naturais. Aqui está um guia sobre o cão e seu extraordinário papel na vida humana.

2011-07-21Redazione